Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Fanfarras integram programação de 7 de Setembro após 12 anos paradas

A Prefeitura de Cuiabá reativou o projeto de ensino musical através das fanfarras nas escolas municipais e parte do trabalho poderá ser conferido n...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
06/09/2025 às 08h45
Fanfarras integram programação de 7 de Setembro após 12 anos paradas
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Cuiabá reativou o projeto de ensino musical através das fanfarras nas escolas municipais e parte do trabalho poderá ser conferido no desfile de 7 de Setembro, que acontecerá a partir das 8h na Avenida Getúlio Vargas. Cerca de 260 pessoas estão envolvidas, entre estudantes, professores e os pais que participarão do desfile.  A reativação das fanfarras conta com o apoio do prefeito Abilio Brunini e a parceria dos secretários municipais de Cultura, Johnny Everson e o de educação, Amauri Monge, tendo a previsão de ser ampliado para outras 20 escolas da rede municipal de Cuiabá.  

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Trinta e cinco meninas assistidas pelo Programa Simininas na unidade do bairro Chácara dos Pinheiros também estarão integrando o grupo municipal no desfile. Elas estarão divididas em grupos, algumas caracterizadas com vestimentas do Siriri, representando essa cultura regional, outras carregando faixas, representando o coral, levando o nome das 16 unidades do projeto e vestidas de bailarinas.

Para os admiradores que não gostam de perder nada, a programação começa desde às 7h30, com o hasteamento das bandeiras na Praça Alencastro e as 7h45 a revista da tropa pelo general de brigada. Lembrando que domingo o transporte público é gratuito.

“Vamos celebrar a Independência do Brasil de uma forma ainda mais especial. Depois de 12 anos, as fanfarras estão de volta às ruas de Cuiabá, integrando a programação deste 7 de Setembro. A música, o civismo e a cultura se encontram neste momento, mostrando que a educação vai além da sala de aula: ela também forma cidadãos através da arte e da disciplina”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ele também destacou o empenho dos professores, que com dedicação têm feito o projeto florescer novamente, e a participação dos estudantes, que são os protagonistas dessa retomada. “E aos pais, que abraçaram a ideia e vão participar com os filhos, fortalecendo ainda mais o vínculo entre família e escola”.

Em relação as fanfarras, uma das bandas é a Batak, da Emeb Ana Teresa Arcos Krause, localizada no bairro Jardim Industriário II. Fundada em 2007 como banda de percussão, tornou-se banda musical em 2013, adicionando instrumentos de sopro. É composta por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo regência do professor e maestro Josemar Augusto Castro da Silva.

Além dos 45 estudantes de instrumentos musicais, a escola participará com 40 integrantes na coreografia, 15 estudantes do Siriri, 25 servidores da escola e 25 pais/mães que representarão as famílias.

Outra é a banda de Percussão Marcial com Escaletas, da Emeb Francisca Figueiredo Arruda Martins, do bairro Jardim Eldorado. A escola teve o projeto piloto implantado este ano, graças a sensibilidade do prefeito Abilio Brunini. Conta com 45 alunos, em instrumentos de trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão, sob regência do professor Luender Bruno S. Almeida.

A escola já se diferencia como ponto de referência no bairro Jardim Eldorado e bairros adjacentes, pelo atendimento diferenciado que proporciona à sua comunidade.

Para o desfile contará com 40 integrantes na banda musical, 5 no pelotão cívico, 5 representando o Siriri, 34 servidores (incluindo o maestro) e 20 pais/mães.

REDE ESTADUAL

Também participam do evento 25 escolas da rede estadual de ensino, entre elas unidades regulares, escolas militares e cívico-militares, que irão levar para a avenida as suas fanfarras.

Além da rede pública de educação, desfilam também o Exército Brasileiro, a Marinha, as forças policiais, o Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições civis e militares.

TRANSPORTE GRATUITO

No domingo, conforme já decretado pelo prefeito Abilio Brunini, o transporte público é gratuito em Cuiabá.  Basta ter o cartão transporte para registro da gratuidade na catraca.

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já fez os ajustes no transporte coletivo garantindo o reforço de ônibus para atender a população.

#PraCegoVer

A foto que ilustra o texto mostra alunos em momento de preparação para o desfile. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários