Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou, quinta-feira (04/09), o curso de capacitação Manejo Clínico de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é qualificar os profissionais de saúde dos municípios do Baixo Amazonas, estruturando linhas de cuidado baseadas no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).
A aula inaugural ocorreu no auditório da Faculdade Marta Falcão e foi transmitida on-line para os municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Urucará.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o fortalecimento da Atenção Primária como um movimento estratégico para o Amazonas. “Essa iniciativa é um grande avanço na qualificação do cuidado e na implementação de práticas modernas baseadas em evidências. Nosso compromisso é garantir que o conhecimento chegue até a ponta, melhorando a assistência à população”, afirmou.
Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM
O curso será desenvolvido em duas etapas. A primeira, contempla a capacitação de 42 profissionais de nível superior, que atuarão como multiplicadores. Já a segunda fase vai alcançar mais de 1,2 mil profissionais de níveis médio, técnico e superior.
O especialista em Políticas Públicas do Hospital Albert Einstein, Valmir Gomes Filho, ressaltou o impacto da ação. “Hoje, iniciamos com a aula inaugural, na qual serão formados multiplicadores que levarão o conhecimento aos municípios. Nosso objetivo é garantir que 100% dos profissionais do Baixo Amazonas sejam capacitados para o manejo clínico da hipertensão, diabetes e do pré-natal”, afirmou.
A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) “Manejo Clínico de Condições Crônicas”, executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em cooperação com o Ministério da Saúde.
A escolha do Baixo Amazonas como região de referência ocorreu em razão do desempenho de destaque no PlanificaSUS, no qual a região conquistou o 1º lugar no ranking nacional da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), no Ciclo 2, realizado no primeiro semestre de 2025.
Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM
A secretária executiva adjunta de Política de Saúde da SES-AM, Diana Lima, reforçou que a iniciativa atende às necessidades da rede estadual. “O projeto Proadi-SUS é uma parceria fundamental para garantir a educação permanente dos profissionais que atuam na ponta. O foco está no manejo clínico das doenças crônicas mais prevalentes na Atenção Primária à Saúde, como a hipertensão e o diabetes, além do pré-natal de risco habitual, buscando qualificar o cuidado e evitar a progressão para casos de alto risco”, afirmou.
A cerimônia de abertura contou com a presença de secretários da SES-AM, representantes do Grupo Condutor de Manejo Clínico, consultores do Hospital Albert Einstein e secretários municipais de Saúde da regional do Baixo Amazonas.
Com a formação, a expectativa é consolidar práticas baseadas em evidências e ampliar a resolutividade da Atenção Primária, fortalecendo a rede assistencial e garantindo melhor qualidade de vida à população do interior.