Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

Ação realizada em Manaus aproximou agricultores familiares de programas de incentivo à conservação da floresta...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
05/09/2025 às 16h46
Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ipaam/Divulgação

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Duzentos e cinquenta e um agricultores familiares foram atendidos no Mutirão Ambiental e Fundiário realizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ação foi concluída na quinta-feira (04/09), na sede do Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto, na zona centro-sul de Manaus.

Além disso, foram registradas 85 inscrições no Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal. A iniciativa, realizada entre os dias 25 de agosto a 4 de setembro, faz parte de uma estratégia para ampliar o acesso de agricultores familiares a políticas públicas voltadas para a conservação da floresta.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o objetivo é facilitar o acesso de agricultores familiares e proprietários de imóveis rurais aos serviços relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), etapa essencial para a regularização ambiental e requisito para a participação em programas de incentivo, como os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) previstos pelo Floresta+ Amazônia.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ipaam/Divulgação

“O CAR é uma ferramenta fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso da terra e representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental. Por meio dele, conseguimos integrar informações essenciais sobre as propriedades rurais, fortalecendo ações de conservação e combate ao desmatamento”, afirma Picanço.

No Amazonas, o Ipaam atua como órgão executor local do Projeto Floresta+ Amazônia, responsável por orientar agricultores e agricultoras familiares sobre a atualização do CAR e realizar as inscrições no programa. Dessa forma, o Instituto contribui para ampliar o alcance da iniciativa federal no Amazonas, aproximando os beneficiários das políticas de incentivo à conservação florestal.

A coordenadora do Projeto Floresta+ Amazônia no Amazonas, Júlia Linhares, explica que a atualização do CAR e a inscrição no projeto possibilitam ao agricultor receber pagamentos pela manutenção da floresta em pé em suas propriedades.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ipaam/Divulgação

Público

Durante participação no mutirão, o presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras do Assentamento PA Água Branca do Uberê, Pedro Maia, morador da comunidade Gleba Puraquequara há 25 anos, destacou que o local abriga atualmente 38 famílias assentadas pelo Governo Federal em uma área de floresta ainda bem conservada. O local fica entre a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a área do Exército Brasileiro.

“É uma satisfação trazer meus colegas para participar desse serviço de tanta importância. O procedimento que vim fazer foi o registro do lote que ocupo e, consequentemente, todos os colegas que vieram aqui também estão fazendo a mesma coisa: registrando seus lotes para os moradores que vivem e preservam essa área. É uma forma de aprender como preservar e manter a floresta em pé”, afirma Maia.

Gleba é uma porção de terras delimitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No caso da Gleba Puraquequara, trata-se de uma área pública destinada à organização e ao assentamento de famílias em processo de regularização fundiária, muitas delas de perfil indígena.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ipaam/Divulgação

Floresta+ Amazônia

O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF). Na modalidade Conservação, o Floresta+ apoia quem protege e recupera a floresta, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O Projeto Floresta+ Amazônia promove a conservação da vegetação nativa por meio de pagamentos por serviços ambientais diretos a pequenos produtores, agricultores e agricultoras familiares, proprietários e possuidores de pequenos imóveis rurais com até quatro módulos fiscais e com áreas de floresta preservada.

Em caso de dúvidas ou para mais informações no Estado do Amazonas, entre em contato com a coordenadora local do Projeto Floresta+ Amazônia, Júlia Linhares, pelo e-mail julia.linhares@undp.org ou telefone (92) 99394-1880.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários