Ogoverno de Rondônia participou do Seminário “Revisão de Gastos Públicos: Aprimorando a gestão fiscal para economias mais resilientes”, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O evento foi realizado na terça-feira (2), em Brasília, reunindo autoridades nacionais e internacionais para debater boas práticas e experiências voltadas ao uso mais eficiente dos recursos públicos.
Coordenado pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA), o seminário promoveu um espaço de aprendizado coletivo, com painéis técnicos e estudos de caso sobre os avanços e desafios do Brasil no processo de revisão de gastos. O encontro contou com a participação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), ministros, parlamentares, representantes de organismos internacionais, secretários estaduais de Fazenda e Planejamento, além de acadêmicos e membros da sociedade civil.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a boa gestão dos recursos públicos é o caminho para gerar mais eficiência, transparência, o uso responsável do orçamento, fortalecer a economia e assegurar políticas públicas de qualidade.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, Beatriz Basílio, destacou a importância da participação do estado no evento. “A presença da Sepog reforçou o trabalho desenvolvido pela gestão estadual para alinhar Rondônia às melhores práticas de gestão fiscal. A revisão de gastos é um instrumento essencial para garantir a sustentabilidade das contas públicas e ampliar a capacidade de investimento em áreas prioritárias para a população.”
Ao longo do dia, os debates contemplaram temas como os avanços da revisão de gastos no Brasil, a institucionalização do processo em diferentes países, o desenho de governança institucional no centro de governo e o monitoramento das medidas implementadas. Com a participação no seminário, o governo de Rondônia reafirmou seu compromisso em adotar práticas inovadoras de gestão fiscal e contribuir para o fortalecimento do debate nacional sobre responsabilidade e eficiência no uso dos recursos públicos.
Fonte
Texto: Angélica Nunes
Fotos: Arquivo Ascom
Secom - Governo de Rondônia