Com o objetivo de padronizar e aprimorar os procedimentos administrativos relacionados ao registro de veículos, o governo de Rondônia promove nos dias 2, 3 e 4 de setembro, uma capacitação voltada aos servidores que atuam diretamente no atendimento ao público.O treinamento é realizado para servidores de todas as unidades de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), contemplando 80 pessoas que serão multiplicadoras do conhecimento em suas unidades de atendimento.
A iniciativa está alinhada à atualização do Manual de Procedimentos de Registro de Veículos, publicada por meio da Portaria nº 1288, de 11 de julho de 2025 , que revisa a versão anterior de 2022, incorporando mudanças legislativas e ajustando os fluxos operacionais para garantir maior clareza e eficiência na execução dos serviços.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação impulsiona a melhoria contínua dos serviços prestados à população, bem como a valorização dos servidores públicos, que desempenham papel essencial na garantia de um atendimento de qualidade ao cidadão.
ATENDIMENTO MAIS ÁGIL
A titular da Diretoria Técnica de Veículos (DTV), Joicilene Lima, destacou que a nova edição do manual apresenta um passo a passo detalhado para cada tipo de serviço no sistema Detrannet. “Isso contribui muito para a desburocratização dos processos e proporciona um atendimento mais ágil, seguro e simplificado à população.”
Os principais serviços oferecidos ao registro de veículos são:
As normas gerais e procedimentos dos serviços estão disponíveis para consulta no site do Detran-RO , na aba Central de Manual de Procedimentos .
PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
A chefe da Divisão de Serviços de Veículos de Guajará-Mirim, Aila de Sá, avaliou que o treinamento além de padronizar procedimentos, trazendo segurança tanto para os servidores quanto para os usuários dos serviços, é benéfico para o crescimento profissional de todos os envolvidos.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou que o documento foi elaborado com a colaboração dos servidores e, que graças a esse esforço coletivo foi possível consolidar práticas, esclarecer normas e melhorar a qualidade dos serviços. “Esse Manual representa um avanço na modernização do Departamento e reforça o compromisso da instituição com o atendimento ao cidadão em cada unidade”, enfatizou.
Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Josilene Santos e Vanessa Mota
Secom - Governo de Rondônia