O Poder Executivo Municipal analisa a implementação de um programa permanente de orientação e conscientização sobre trânsito para todos os alunos da rede municipal de ensino. A proposta, uma Indicação nº 975/2025, é de autoria do vereador Wanderley Paulo (Progressistas) e foi dirigida à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.
De acordo com o parlamentar, o objetivo central é orientar crianças e adolescentes desde cedo sobre as regras de convivência e segurança no trânsito, seja na condição de pedestres, ciclistas ou como futuros condutores.
Wanderley Paulo argumenta que os benefícios do projeto vão além da proteção imediata dos alunos. Ele destacou o impacto multiplicador da iniciativa, em que os jovens se tornam agentes de mudança dentro de suas próprias famílias.
“Além de educar os jovens, o programa tem um impacto multiplicador, pois os alunos se tornam agentes de mudança em suas próprias casas, disseminando o conhecimento adquirido para seus familiares e amigos. Isso contribui para a conscientização de toda a comunidade, fortalecendo a cultura de segurança viária”, afirmou o vereador na justificativa de sua indicação.
A proposta agora está sob análise do prefeito e do secretário titular da pasta. Caso acatada, a Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, deverá elaborar um projeto de lei ou um programa administrativo para colocar a medida em prática.