Com colaboração de Ana Luiza Pedroza
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Organização em Centros de Atendimento (OCA) deu continuidade, nesta semana, a mais uma etapa de capacitações voltadas à implantação da Política de Atendimento no Portal de Acolhimento do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
Ao todo, 22 servidores foram capacitados nesta nova fase. De acordo com a gestão, novos ciclos de capacitação serão programados futuramente, de modo a alcançar todos os profissionais envolvidos no projeto.
No primeiro dia, a diretora da OCA, Fran Brito, ministrou a formação sobre o tema Política de Atendimento com Qualidade, Inclusão e Equidade. Já no segundo dia, a equipe técnica da OCA conduziu a Oficina do Óbvio, com atividades práticas e reflexivas que estimularam o fortalecimento das competências necessárias para um atendimento público mais inclusivo e humanizado.
Para Fran Brito, a ação representa um avanço importante na relação entre Estado e sociedade: “Com esta importante parceria junto ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), estamos construindo um atendimento que coloca o cidadão no centro. Essa política existe para garantir mais inclusão, equidade e respeito no acesso aos serviços públicos. Com as capacitações, preparamos os servidores para exercer esse compromisso com responsabilidade e sensibilidade.”
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o atendimento público no Acre, garantindo práticas mais inclusivas, humanizadas e alinhadas às necessidades da população. A OCA é responsável pela implantação dessa política no estado, conforme o Decreto nº 3.357/2008, que regulamenta diretrizes para um atendimento de qualidade, humano e eficiente aos cidadãos no estado.
A servidora Socorro Oliveira, que participou deste ciclo de capacitação, destacou a importância da formação para a prática cotidiana: “Esse curso que a OCA está oferecendo é muito importante, principalmente para quem trabalha com atendimento ao público. A gente precisa ter paciência, jogo de cintura e estar sempre se reciclando para atender bem o cidadão. A OCA está de parabéns e esperamos ter cada vez mais cursos como esse.”
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