Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Cruzeiro do Sul sedia 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos nesta quinta

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para t...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
03/09/2025 às 12h20
Cruzeiro do Sul sedia 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos nesta quinta
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHC), realiza nesta quinta-feira, 4, a 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos das regiões do Juruá e Tarauacá-Envira.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro começa às 7h30 no Centro de Educação Permanente (Cedup), ao lado da UPA, em Cruzeiro Sul. O evento é um espaço democrático que reúne sociedade civil, representantes do poder público, instituições, prefeituras e demais interessados, com o propósito de debater pautas essenciais para o fortalecimento da democracia e a consolidação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos humanos no Acre.

A presidente do Conselho e diretora da SEASDH, Joelma Pontes, destaca que a realização da conferência representa um momento histórico para a região: “É um marco importante para a democracia. Aqui, sociedade e instâncias sociais têm a oportunidade de discutir e propor caminhos para o fortalecimento das políticas públicas em direitos humanos”.

Continua após a publicidade
Anúncio

As etapas regionais cumprem o papel estratégico de sistematizar propostas que irão compor a Conferência Estadual, prevista para outubro, e a Nacional, para dezembro. O processo reafirma o compromisso do Estado com a dignidade da pessoa humana, a justiça social, a promoção da igualdade e o enfrentamento de todas as formas de discriminação.

Durante a programação, os participantes irão se dividir em grupos de trabalho (GTs) para debater seis eixos temáticos: enfrentamento das violações e retrocessos; democracia e participação popular, igualdade e justiça social; justiça climática, meio ambiente e direitos humanos; proteção dos direitos humanos no contexto internacional; fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.

A plenária final será destinada a aprovar propostas e moções, além de eleger os delegados que representarão a região na 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/1-conferencia-regional-de-direitos-humanos-jurua-tarauacaenvira-617399 .

Programação – 4 de setembro

7h | Credenciamento e acolhida

8h30 | Abertura oficial

9h | Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h30 | Coffee break

9h50 | Palestra magna: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”

10h30 – Grupos de trabalho (GTs)

Eixo 1: Enfrentamento das violações e retrocessos

Eixo 2: Democracia e participação popular

Eixo 3: Igualdade e justiça social

Eixo 4: Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos

Eixo 5: Proteção dos direitos humanos no contexto internacional

Eixo 6: Fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos

12h – 13h | Almoço

13h às 15h | Grupos de trabalho (GTs)

15h às16h30 Plenária final – aprovação de propostas e moções

16h30 – 17h | Eleição de delegados para a 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos

17h às 17h30 | Encerramento

The post Cruzeiro do Sul sedia 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos nesta quinta appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários