Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Projetos de ressocialização e infraestrutura são destacados pelo governo de RO em visita do estado do Amazonas

Com o objetivo de fortalecer a integração e o intercâmbio de experiências entre instituições penais, o governo de Rondônia recebe, entre os dias 2 ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
03/09/2025 às 09h30
Projetos de ressocialização e infraestrutura são destacados pelo governo de RO em visita do estado do Amazonas
A visita acontece entre os dias 2 e 4 de setembro, em Porto Velho, e busca promover o compartilhamento de práticas exitosas entre a Sejus de Rondônia e a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas

Com o objetivo de fortalecer a integração e o intercâmbio de experiências entre instituições penais, o governo de Rondônia recebe, entre os dias 2 e 4 de setembro, a comitiva da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap/AM). A visita institucional ocorre em Porto Velho, e busca promover o compartilhamento de práticas exitosas entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Seap.

O encontro tem como objetivo conhecer e aprofundar o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Infraestrutura (Coinf) da Sejus, que vem se destacando pela utilização de mão de obra reeducanda em projetos de construção e manutenção públicas. Atualmente, Rondônia ocupa o 2º lugar entre as unidades da federação com o maior percentual de reeducandos inseridos em atividades laborais, conforme dados divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), referentes ao segundo semestre de 2024. O estado registra 69,77%de pessoas privadas de liberdade envolvidas em atividades de trabalho durante o cumprimento da pena.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Rondônia ocupa 2º lugar entre os estados com maior porcentagem de reeducandos em atividades laborais
Rondônia ocupa 2º lugar entre os estados com maior porcentagem de reeducandos em atividades laborais

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o intercâmbio é fundamental para o fortalecimento do sistema prisional. “Receber a equipe do Amazonas é essencial para que possamos trocar experiências e reforçar nossas ações em prol da segurança pública e da ressocialização”, resaltou.

INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Durante a visita, uma reunião institucional abordou temas estratégicos, como a utilização do Fundo Penitenciário do Estado de Rondônia (Fupen) e o processamento dos repasses financeiros que fortalecem o sistema penal local. Atualmente, o Fupen conta com 58 termos aditivos firmados com órgãos e municípios, gerando aproximadamente 1.500 vagas de trabalho para privados de liberdade. O governo de Rondônia investe 25% dos recursos provenientes desses convênios em projetos de ressocialização e em melhorias estruturais das unidades prisionais, incluindo reforço na segurança e reformas de infraestrutura.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na ocasião, a equipe da Seap/AM também acompanhou a apresentação da Ata de Material e sua aplicação pela Sejus, mediada pela Coinf. A comitiva amazonense é composta ainda pelo chefe do Departamento de Gestão e Projetos, Klewerton Araujo Vieira, e pelo engenheiro Feliphe Barros Nascimento.

Com parcerias e ampliações de vagas de trabalho, Rondônia fortalece ainda mais seu modelo de ressocialização
Com parcerias e ampliações de vagas de trabalho, Rondônia fortalece ainda mais seu modelo de ressocialização

Segundo o secretário Executivo de Administração Penitenciária do Amazonas, Major PM Allan de Azevedo Alves, a experiência de Rondônia é inovadora. “Nós devemos buscar as boas práticas que o estado desenvolve, principalmente na execução de obras com mão de obra reeducanda. O objetivo é levar essa experiência, esse case de sucesso, para o Amazonas também. Vamos passar dois dias conhecendo a estrutura administrativa e as entregas realizadas relacionadas à execução de obras com o emprego de mão de obra reeducanda”, destacou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou a visão de integração e desenvolvimento. “A parceria com o Amazonas fortalece não apenas nossas instituições, mas toda a política pública de administração prisional. O intercâmbio de práticas e a utilização dos recursos do Fupen são fundamentais para avançarmos com responsabilidade e inovação”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

No dia 3 de setembro, a visita inclui a apresentação dos projetos conduzidos pela Gerência de Reinserção Social (Geres), além de visitas institucionais a unidades prisionais e a iniciativas voltadas à ressocialização, como:

  • Penitenciária Milton Soares de Carvalho;
  • Penitenciária de Médio Porte;
  • Casa da Cidadania;
  • Fazenda Futuro; e
  • Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

Já no dia 4, as atividades continuarão com visitas às seguintes unidades prisionais:

  • Penitenciária Milton Soares de Carvalho;
  • Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso;
  • Presídio Regional Edvan Mariano Rosendo; e
  • Penitenciária Estadual Aruana.

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Laiara Gonçalves, Gabriel Benito e Quetlen Caetano
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários