Com o objetivo de identificar o número real de pessoas com deficiência no município, os vereadores Prof.ª Silvana Perin (MDB), Gringo do Barreiro (PL) e Darci Gonçalves (MDB) estão sugerindo ao Poder Executivo que promova uma capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a realização de um levantamento (censo) junto às famílias por eles atendidas, sobre a existência de moradores com algum tipo de deficiência.
Segundo os parlamentares, a medida permitirá ao município dispor de dados atualizados e confiáveis, fundamentais para o planejamento e a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão e ao atendimento adequado dessa parcela da população.
Para a vereadora Silvana, a capacitação dos agentes também é considerada essencial para padronizar a coleta das informações, garantindo precisão e respeito durante a abordagem com as famílias. “Conhecer a realidade local é o primeiro passo para ampliar os serviços de saúde, assistência social e acessibilidade”, frisa a parlamentar.
A Indicação 966/25, lida na 29ª sessão ordinária, será encaminhada às secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação de Administração.