Prefeitura de Rio Branco oferta vacinação antirrábica no Arasuper da Vila Betel durante o mês de setembro
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a raiva e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde animal, a Prefeitura de Rio Br...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
02/09/2025 às 19h18
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a raiva e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde animal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, está ofertando vacinação antirrábica gratuita no estacionamento do Arasuper, localizado no bairro Vila Betel.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
A ação teve início nesta terça-feira (1º) e seguirá durante todo o mês de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A iniciativa visa imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade, reforçando a proteção contra a raiva — doença viral grave que pode ser transmitida ao ser humano por meio da mordida ou arranhão de animais infectados.
“A vacinação antirrábica previne a doença, pois ela é letal e uma vez adquirida não tem cura”, explicou Daniel. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Além do ponto fixo no Arasuper da Betel, os tutores também podem levar seus animais para vacinar na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Roney Meireles e no próprio Centro de Controle de Zoonoses, que aplicam as doses no mesmo horário. A vacinação é gratuita e não necessita de agendamento prévio. Para receber a dose, os tutores devem levar os animais de forma segura, com coleira e guia, e, no caso dos gatos, em caixas de transporte.
“É um meio de proteger a nós mesmos”, destacou Gesildo. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O agente de Zoonoses, Daniel Souza, reforçou a importância da medida. “A vacinação antirrábica previne a doença, porque é uma doença letal, que uma vez adquirida não tem cura. E aí, quando fazemos a vacinação, você além de estar prevenindo que o animal adquira a doença, está impedindo que ela seja transmitida para o ser humano”, destacou.
Continua após a publicidade
Para os tutores, a iniciativa trouxe o serviço para mais perto da comunidade, facilitando a imunização dos animais de estimação. Gesildo da Silva, técnico de enfermagem, destacou o valor do cuidado. “A gente entende que é um meio de proteger a nós mesmos, porque é como se eles fossem da família. A gente gosta deles e a gente sempre faz isso”.
“A vacinação aqui é muito importante, pois une o útil ao agradável”, frisou Tatianne. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Já a advogada Tatianne Lima ressaltou a praticidade da ação. “É importante porque, por exemplo, eu não sabia que eles iriam estar aqui. Ontem, eu vim no supermercado, me deparei com eles aqui na frente e como moro perto, já facilitou. Fui na minha casa, peguei a minha cachorra e trouxe. Então é muito importante, porque isso une o útil ao agradável”, frisou.
(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)(Foto: Val Fernandes/Secom)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.