Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

Sem furo no dedo, equipamento verifica taxa de hemoglobina de forma indolor...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
02/09/2025 às 12h16
Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Leonardo Mota/Hemoam

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passará a contar com um novo equipamento para aferição da taxa de hemoglobina, que é um teste rápido realizado antes da doação para se certificar que o doador não está com anemia no ato da coleta de sangue.

São quatro hemoglobinômetros que verificam a hemoglobina de forma não invasiva, ou seja, de forma indolor. O novo método utiliza um sensor óptico de leitura que dispensa o furo no dedo. A técnica traz mais segurança e conforto para o doador de sangue.

“A implantação desse equipamento segue uma tendência nacional de modernização dos processos de triagem nos hemocentros. Nossa prioridade é garantir uma experiência cada vez mais segura e humanizada aos doadores, que são peças fundamentais na manutenção dos estoques de sangue do estado”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além de melhorar a experiência do doador, os novos hemoglobinômetros também otimizam os fluxos de atendimento, permitindo que o teste seja feito pelo mesmo profissional responsável pela entrevista clínica, sem a necessidade de pré-triagem separada.

“O hemoglobinômetro representa um avanço significativo no processo de triagem, pois a gente suprime a etapa do hematócrito e passa a fazer o hemoglobinômetro durante a entrevista com o doador, ou seja, reduz muito o tempo, e é também mais confortável para quem tem medo da furada no dedo pois ela deixa de existir”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Leonardo Mota/Hemoam

Além do conforto aos doadores e mais agilidade no atendimento, o novo hemoglobinômetro também trará economia na compra de insumos descartáveis, reduzindo a geração de resíduos infectantes e perfurocortantes.

O treinamento dos profissionais do Hemoam acontece de 1º a 4 de setembro com a consultora técnica Sachie Terimo. /Na próxima segunda-feira (08/09) os novos dispositivos já estarão integrados à rotina da triagem de doadores. A aquisição dos equipamentos foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de quase R$300 mil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários