Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Porto Velho reforça atividades de conscientização e prevenção ao suicídio

Também haverá reforço dos serviços prestados à população por meio dos Caps

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
02/09/2025 às 09h00
Prefeitura de Porto Velho reforça atividades de conscientização e prevenção ao suicídio
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A campanha internacional Setembro Amarelo promove a conscientização da sociedade sobre a prevenção ao suicídio, valorização e proteção da vida. No Brasil, ela foi idealizada em 2014, mas sua primeira edição aconteceu no ano seguinte, com o esforço da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O Dia “D” da campanha é 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Dada à importância de discutir a temática e realizar atividades voltadas para a prevenção, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai intensificar ainda mais as ações de diversas formas e em pontos da cidade.

O secretário da Semusa, Jaime Gazola, informa que, além do trabalho de conscientização da sociedade como um todo, por determinação do prefeito Léo Moraes, haverá reforço dos serviços prestados à população e servidores municipais através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“Também realizaremos palestras, rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de materiais alusivos à campanha de conscientização e escutas especializadas, entre outras ações desenvolvidas pela Semusa”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Jaime Gazola enfatiza que é preciso pedir ajuda. Qualquer pessoa que estiver se sentindo deprimida e com ideação suicida e/ou autolesiva deve procurar atendimento imediatamente nas unidades de saúde ou nos Caps. Além disso, é preciso que a sociedade esteja atenta aos sinais e disposta a acolher e ajudar quem estiver sofrendo.

No caso de alguém perceber que alguma criança, adolescente, jovem ou qualquer pessoa tenha conduta autolesiva, como lesões nos braços e pernas, por exemplo, deve-se oferecer carinho, apoio e compreensão. Além disso, orientar a procurar atendimento especializado.
A tentativa de suicídio é o pedido de socorro de quando a dor de viver se torna insuportável.

Texto:Augusto Soares
Foto:Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários