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Administração lança sistema integrado de compras e contratos para facilitar gestão pública

Visando à facilitação de contratos e compras de bens, tanto pequenos quanto grandes, do patrimônio estadual, o governo do Acre, por meio da Secreta...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
01/09/2025 às 15h25
Administração lança sistema integrado de compras e contratos para facilitar gestão pública
Foto: Reprodução/Secom Acre

Visando à facilitação de contratos e compras de bens, tanto pequenos quanto grandes, do patrimônio estadual, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), lançou nesta segunda-feira, 1º, na sede da Federação do Comércio (Fecomercio), em Rio Branco, o novo Sistema de Compras e Contratos. Desenvolvida pela Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da pasta, a ferramenta moderniza e simplifica as tarefas da administração pública, reunindo em uma única plataforma as etapas que vão desde o planejamento das aquisições até a formalização e execução contratual.

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Sistema também será apresentado no Evento de Compras Públicas, na terça-feira, 2, e passará por implantação assistida entre os dias 15 e 26, com acompanhamento técnico para os servidores que irão utilizá-lo. Foto: Alice Leão/Secom
Sistema também será apresentado no Evento de Compras Públicas, na terça-feira, 2, e passará por implantação assistida entre os dias 15 e 26, com acompanhamento técnico para os servidores que irão utilizá-lo. Foto: Alice Leão/Secom

Modernização e simplificação

A plataforma foi desenvolvida para simplificar o fluxo das compras públicas, considerado longo e complexo. Agora, todas as fases, da formalização da demanda até o contrato, seguem um passo a passo lógico e intuitivo, permitindo maior agilidade, transparência e integração entre os setores.

Logo na entrada, o usuário acessa o sistema por meio do login Gov.br ou da conta do Estado do Acre. Cada órgão define os perfis dos servidores: quem cria a solicitação, quem realiza a análise jurídica, quem aprova ou acompanha os processos.

O sistema possibilita acompanhar todas as fases do processo, por meio de um mapa visual que indica, por cores, se a solicitação está em andamento, concluída ou pendente. Essa dinâmica aumenta a transparência, pois qualquer servidor autorizado pode verificar o andamento das compras e contratos.

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Além disso, o sistema foi integrado ao Catálogo Nacional de Compras Públicas, garantindo uniformidade com o padrão federal (ComprasNet). A padronização reduz falhas e evita retrabalho, já que os itens cadastrados seguem os mesmos códigos utilizados em aquisições do governo federal. Também houve integração com o Cadastro Estadual de Informações (CEI), que evita duplicidade de cadastros, e com o Sistema de Contratos, permitindo um fluxo contínuo e transparente de informações.

Novo Sistema de Compras traz interface moderna e intuitiva, que simplifica etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos processos de aquisição. Foto: Alice Leão/Secom
Novo Sistema de Compras traz interface moderna e intuitiva, que simplifica etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos processos de aquisição. Foto: Alice Leão/Secom

Entre os avanços, destacam-se a automação de rotinas que reduzem erros e retrabalhos; a padronização dos procedimentos, garantindo conformidade com a legislação vigente; e a integração com outros sistemas administrativos, como o SEI, além da possibilidade de visualizar informações do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) do governo federal e do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Acre.

Complementando o ciclo de gestão das aquisições, o novo Sistema de Contratos permite o controle digital de todas as fases contratuais, desde a assinatura até o encerramento. Os principais benefícios incluem gestão centralizada e digital dos contratos administrativos; área de trabalho com demonstração de prazos e obrigações, reduzindo riscos de falhas e descumprimentos; e módulo de acompanhamento de execução, que permite maior controle sobre entregas e pagamentos.

Digitalização fortalece segurança jurídica, amplia transparência e apoia tomada de decisões baseada em dados. Foto: Maria Lídia Souza/Secom
Digitalização fortalece segurança jurídica, amplia transparência e apoia tomada de decisões baseada em dados. Foto: Maria Lídia Souza/Secom

Compromisso com a inovação e a transformação digital

As entregas fazem parte da Estratégia de Governo Digital do Acre (2024–2027), que tem como objetivo central promover uma administração pública mais moderna, acessível e orientada para resultados. Os novos sistemas representam a evolução de um modelo de gestão baseado em tecnologia, inovação e responsabilidade com o cidadão.

“Trata-se de um avanço histórico para a gestão pública do Acre. Estamos entregando uma ferramenta moderna, que reduz burocracias, traz mais transparência e, principalmente, assegura que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente. É uma conquista de toda a nossa equipe, que há quase dois anos trabalha nesse projeto com dedicação e compromisso”, destacou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

“A complexidade natural das compras públicas exigia uma solução tecnológica robusta e prática. O sistema foi pensado para oferecer uma experiência simples ao servidor, ao mesmo tempo em que amplia a visão gerencial de todo o processo, desde a demanda inicial até a execução contratual. Nosso objetivo é facilitar o trabalho dos órgãos e garantir maior eficiência na gestão administrativa do Estado”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa.

De acordo com o engenheiro de soluções da Dirmod, Eduardo Menezes, o sistema organiza as demandas de forma clara e estruturada. “Se um setor precisa adquirir equipamentos, por exemplo, a solicitação é registrada e fica vinculada ao planejamento do ano. Já temos todas as demandas de 2026 cadastradas. O sistema mostra quem solicitou, o que foi pedido e em qual etapa está o processo, garantindo controle e rastreabilidade”, explicou.

O diretor de Modernização da Sead, Paulo Oliveira, ressaltou o impacto da ferramenta na rotina administrativa. “Esse sistema é resultado de um trabalho conjunto, pensado para atender às necessidades reais da gestão pública. E representa uma mudança de paradigma, pois centraliza e padroniza procedimentos que antes eram dispersos, o que fortalece a eficiência administrativa, a transparência e a economicidade para o Estado”, destacou.

Transparência e controle

O novo sistema permite que os órgãos públicos criem relatórios detalhados, filtrem informações por prioridade e consolidem demandas para negociação de preços. Após o planejamento, o Plano de Contratações Anual (PCA) é aprovado e publicado diretamente no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), assegurando transparência e controle social.

Com a iniciativa, o Estado do Acre amplia sua política de modernização administrativa, aproximando-se das melhores práticas de governança e gestão pública no país.

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