Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo Presente: Polícia Militar do Amazonas apresenta projetos sociais, ambientais e terapia com cães

A corporação mantém programas sociais que ajudam na formação e conscientização de crianças e jovens...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
30/08/2025 às 16h42
Governo Presente: Polícia Militar do Amazonas apresenta projetos sociais, ambientais e terapia com cães
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Michel Pereira/ PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou, neste sábado (30/08), na 21ª edição do programa Governo Presente, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), zona oeste de Manaus, projetos sociais, ambientais e a terapia com cães, desenvolvidos pela corporação.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O público presente no evento conheceu um pouco mais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Programa Formando Cidadão, Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac), Programa Vitória Régia e o Núcleo de Cinoterapia com Cães.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a corporação vai participar das edições com o objetivo de mostrar para a população que a Polícia Militar do Amazonas também atua na prevenção, formação e cuidado com crianças, jovens e a comunidade.

“Desenvolvemos diversos projetos sociais, educacionais e ambientais que ajudam a mudar e salvar vidas. O Governo Presente é uma oportunidade de mostrarmos para a comunidade manauara que os policiais militares não atuam só no patrulhamento nas ruas e no combate ao crime, mas que somos uma instituição que preza pelo bem-estar coletivo do nosso povo”, destacou o comandante-geral

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Michel Pereira/ PMAM

O Programa Formando Cidadão atua em Manaus e, em municípios do interior, com o objetivo de prevenir e recuperar jovens, entre idade de 12 e 17 anos, em risco social e pessoal, por meio dos estudos, esportes e práticas de ações cívicas.

O Formando Cidadão conta com parceria de outros órgãos públicos e o apoio dos familiares dos jovens, e funciona nas dependências de quartéis e batalhões da corporação na capital amazonense, como nos Comandos de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Oeste e Leste, além do interior, entre eles a 8ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) de Iranduba e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Manacapuru.

Já o Pesac atende 21 escolas no Amazonas, sendo 13 na capital e oito no interior. O projeto alcança mais de 21 mil alunos. O objetivo é promover a cidadania, meritocracia, espírito de liderança, civismo e a disciplina na rede de Ensino Público no Amazonas.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Michel Pereira/ PMAM

O Programa de Educação Ambiental Vitória Régia, do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) apresentou, em seu estande, as ações do programa que possui o objetivo de formar e conscientizar as crianças das escolas da rede pública e privada de ensino para uma postura ecologicamente correta.

Durante o ano letivo, os policiais militares do Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental atuam nas unidades de ensino promovendo atividades de educação ecológica e ambiental para as crianças. Além disso, são promovidas ações como caminhadas ecológicas, plantio de mudas de plantas e palestras e formações voltadas para o cuidado e preservação da natureza e meio ambiente.

A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou a Terapia Assistidas por Cães, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças e adultos em instituições de saúde. O projeto vem sendo desenvolvido pela unidade desde o ano passado e consiste no contato com esses animais em um método terapêutico complementar no tratamento de pacientes hospitalizados.

Os instrutores do Proerd participaram da edição junto com jovens atendidos pelo programa. Com mais de 20 anos de atuação no Amazonas, o Proerd já atendeu mais de 680 mil alunos em todo o estado, por meio da conscientização de crianças e jovens sobre a importância de manter-se afastados das drogas e realiza orientações sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários