Os moradores do bairro Tucumã foram beneficiados neste sábado, 30, com o Programa Juntos Pelo Acre, realizado na escola estadual Raimundo Gomes de Oliveira. A ação, realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), é uma parceria com o Programa Família na Escola, que tem como objetivo atender a comunidade escolar e os moradores do bairro. A iniciativa levou 500 kits de vestuário social, totalizando 2 mil peças de roupas femininas, além de outros serviços.
Na escola, diversos serviços foram ofertados, como odontologia, consultoria jurídica, quiropraxia, corte de cabelo, auriculoterapia, reflexologia, optometria, atendimento psicológico, testes rápidos, vestuário social, emissão de certidão de nascimento, orientações sobre o Bolsa Família, cinema, jogos online, recreação, vacinação, atendimento médico, farmácia popular, entre outros.
A técnica Josiane Nobre, que representou a vice-governadora e secretária de Assistência Social, Mailza Assis, destacou que a função social do Juntos Pelo Acre está se concretizando em todas as comunidades de Rio Branco. “Nós estamos com o vestuário social, que é um projeto idealizado pela vice-governadora, com itens doados pela Receita Federal para atender a população. Hoje trouxemos 500 kits para distribuir à comunidade, onde nosso objetivo é atender o máximo de pessoas possível”, disse.
Também participaram a Igreja Batista do Bosque (IBB), a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidade Paulista (Unip), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a prefeitura municipal e outros parceiros.
O representante da IBB Social, Thiago Caetano, agradeceu ao governo do Estado e ao programa pela parceria: “Nesse momento, quero agradecer a todos os parceiros, especialmente ao governo do Estado do Acre, na pessoa da Mailza Assis, nossa vice-governadora e secretária, que tem sido uma das principais parceiras do nosso projeto. Quero agradecer também a esse lindo projeto Juntos Pelo Acre, que não está apenas junto com a gente, mas tem abraçado outras instituições também”, disse.
A beneficiária Diucilete de Lima Guimarães, frisou que essa ação no bairro é fundamental: “Aqui se reúnem pessoas de todas as classes: de baixa renda, de renda média e até de classe alta. Então é interessante para aqueles que não têm condições. Realmente, é fundamental, porque tem muita gente que precisa”, relatou.
A oferta de serviços no bairro busca atingir as metas do programa Juntos Pelo Acre, como melhorar as condições de vida, promover o protagonismo de pessoas em situação de vulnerabilidade, fortalecer a integração das políticas públicas e incentivar a autonomia econômica e social dos beneficiários.
O gestor da escola, Paulo Henrique da Silva, enfatizou que a iniciativa surgiu da instituição para reunir parceiros como a IBB, o Juntos Pelo Acre e outras organizações em prol da comunidade. “A gente realiza essa ação chamada Família na Escola, que já está na sua quinta edição. É uma ação que já faz parte da nossa tradição, acontecendo desde gestões anteriores”, destacou.
The post Moradores do bairro Tucumã recebem Juntos Pelo Acre com 2 mil peças de roupas disponíveis appeared first on Noticias do Acre .