Comobjetivo de fortalecer as competências de 180 profissionais da rede estadual na prevenção, identificação e mediação de conflitos no ambiente institucional. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Capacitação Técnica (GCT), promoveu a capacitação “Mediação de Conflitos”, nos dias 27 e 28 em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em capacitação é investir no futuro da educação. “Esse trabalho contribui diretamente para que os profissionais tenham melhores condições de promover um ambiente escolar saudável, pautado no respeito e no diálogo”, destacou.
A secretária de estado da educação, Ana Pacini ressaltou o impacto da ação. “A mediação de conflitos é uma ferramenta essencial para a gestão escolar. Essa formação garante que os profissionais estejam preparados para lidar com os desafios cotidianos das unidades de ensino, fortalecendo a rede como um todo”.
ESTRATÉGIA
Segundo a gerente de capacitação técnica, Julie Provenzano, o objetivo é capacitar multiplicadores dentro da rede. “São esses profissionais que irão difundir práticas de mediação de conflitos em suas unidades, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e colaborativo”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
A programação foi estruturada em dois dias de atividades intensivas, com credenciamento, palestras sobre liderança educacional e momentos de capacitação prática em mediação de conflitos. A iniciativa reforça a política de valorização e formação continuada dos profissionais da rede estadual de ensino de Rondônia.
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Cléber Souza
Secom - Governo de Rondônia