Como parte de uma iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no sistema prisional, o governo de Rondônia realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, o 1º Encontro de Servidores da Saúde Prisional, em Porto Velho. O evento reuniu profissionais da saúde de todo o estado que atuam no atendimento às pessoas privadas de liberdade, por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas.
Organizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o encontro contou com dois dias de atividades, abordando temas, como:
Além disso, servidores de diversos municípios compartilharam experiências, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e odontólogos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que o encontro é fundamental para o aprimoramento dos servidores e para a eficiência da assistência de saúde ofertadas no sistema penitenciário, contribuindo diretamente para a eficiência do sistema de justiça criminal e, consequentemente, para o fortalecimento da segurança pública”.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE PRISIONAL
O encontro contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), que contribuíram com debates sobre políticas públicas, vigilância em saúde e estratégias de prevenção no sistema prisional.
Também foram abordados os protocolos da Gerência de Saúde (Gesau) da Sejus, as atribuições da Diretoria de Políticas Penais, além de temas como melhoria contínua, capacitação dos servidores e apresentação de pesquisas desenvolvidas na área.
O coordenador nacional de Saúde das Políticas Penitenciárias da Senappen, Kleber Carlos Moraes, destacou a importância da iniciativa. “Participar do primeiro encontro dos servidores de saúde é muito relevante. Aqui temos a oportunidade de interagir com quem está na ponta, trazendo suas experiências e dificuldades. Isso nos proporciona um olhar de apoio por esses profissionais que fazem um excelente trabalho.”
A assistente social da Sejus, Alessandra Ishigami, que atua desde 2012 na Gerência de Classificação do Centro de Detenção Provisória, destacou o simbolismo da realização do evento: “Como servidora, acredito que este é um sonho realizado. Está excelente, muito bem organizado, com temáticas relevantes e palestrantes qualificados. É uma grande satisfação participar de um evento tão esperado por todos nós”, ressaltou.
VALORIZAÇÃO
O secretário adjunto da Sejus, Ebenézer Moreira reforçou o caráter estratégico da ação. “O encontro amplia a articulação entre servidores e municípios do estado, fortalecendo protocolos, qualificando equipes e permitindo que os desafios do dia a dia do sistema prisional sejam debatidos coletivamente.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que o evento inaugura um novo ciclo de integração. “Esse é um marco histórico para a Sejus e para Rondônia, pois reunimos toda a rede de saúde prisional, promovendo integração, troca de experiências e reconhecimento do trabalho desempenhado pelos servidores”.
Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Beatriz Ribeiro e Laiara Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia