Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Escola Armando Nogueira sedia 27ª Copa Amazônica de Clubes e 3ª Copa Bolpebra de Seleções de Natação

Reunindo atletas do Brasil, Peru e Bolívia, a piscina olímpica da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, é palco da 27ª Copa Amazônica de Natação ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
29/08/2025 às 16h54
Escola Armando Nogueira sedia 27ª Copa Amazônica de Clubes e 3ª Copa Bolpebra de Seleções de Natação
Foto: Reprodução/Secom Acre

Reunindo atletas do Brasil, Peru e Bolívia, a piscina olímpica da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, é palco da 27ª Copa Amazônica de Natação – Troféu Internacional Lucicléia Barreto Queiroz e da 3ª Copa Bolpebra de Seleções, nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Brasil, Peru e Bolívia participam da competição em Rio Branco. Foto: Jorge Feitosa/SEE
Brasil, Peru e Bolívia participam da competição em Rio Branco. Foto: Jorge Feitosa/SEE

O evento é realizado pela Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), em parceria com o governo do Estado e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e movimenta 207 nadadores de 12 clubes do Acre, Rondônia e dos países vizinhos.

Segundo o presidente da Faea, Ricardo Sampaio, a competição é uma das mais tradicionais da região norte e terá mais de 150 provas em oito categorias: pré-mirim, mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e master.

“De manhã, todos os atletas competem representando seus clubes na Copa Amazônica. À tarde, os dois melhores resultados absolutos de cada país retornam às piscinas defendendo as seleções na Copa Bolpebra. Essa é uma competição que fortalece o intercâmbio esportivo entre Brasil, Peru e Bolívia e eleva o nível técnico dos nossos nadadores”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio
207 atletas disputam 55 troféus e 1.020 medalhas. Foto: Jorge Feitosa/SEE
207 atletas disputam 55 troféus e 1.020 medalhas. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Além de medalhas para os três primeiros de cada categoria, haverá premiação para os melhores índices técnicos. Ao todo, serão distribuídos 55 troféus e 1.020 medalhas. Em 2024, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foi campeã da Copa Amazônica, e o Acre conquistou o vice na Copa Bolpebra, disputada em Cobija, na Bolívia.

Representatividade internacional

Entre os participantes estrangeiros, o Clube Olímpico de Madre de Dios, do Peru, trouxe 25 atletas para Rio Branco. O treinador e presidente da Federação de Natação do Peru, Ángel Omar, destacou a importância do evento:

“Estamos muito felizes de participar desta competição. É a primeira vez que viemos como Clube Olímpico, e a expectativa das famílias foi enorme. Acreditamos que a natação é uma forma magnífica de unir os povos amazônicos — Brasil, Peru e Bolívia — por meio do esporte. Temos grandes atletas em todos os países, e a Copa Bolpebra fortalece essa amizade e desenvolvimento conjunto”, afirmou.

Estrella Garcia e André Durán representam o Peru nas competições. Foto: Cássia Veras/SEE
Estrella Garcia e André Durán representam o Peru nas competições. Foto: Cássia Veras/SEE

A nadadora peruana Estrella Garcia Grifa, de 15 anos, compartilhou sua trajetória: “Comecei a nadar aos dois anos, inicialmente como brincadeira. Aos sete participei da minha primeira competição aqui em Rio Branco, ganhei medalhas e percebi meu potencial. Hoje já conquistei ouro no estilo costas e prata nos 200 metros livre. Mesmo estudando em um colégio integral, sigo competindo, porque quero continuar representando meu país”, declarou.

Outro destaque é o jovem André Durán, de 14 anos, também do Peru, que se surpreendeu com a estrutura da competição: “Foi minha primeira vez nadando em uma piscina olímpica de 50 metros. Estou muito motivado, porque competir aqui aumenta nossa experiência. Hoje, mesmo enfrentando atletas de 27 anos, consegui vencer. Isso mostra como a natação fortalece não só o corpo, mas também a mente”, ressaltou.

Força acreana em busca de pódio

O técnico da AABB, Hélio Guimarães, lembrou a tradição do clube na Copa Amazônica: “A gente vem competindo há 27 anos, desde a primeira edição. Já ganhamos alguns títulos e a expectativa é que nossa equipe novamente esteja entre os três primeiros colocados. Inscrevemos cerca de 40 atletas, mas deveremos competir com aproximadamente 35 a 37. Ainda assim, acreditamos em grandes resultados”, salientou.

Joaquin Assaf, de 19 anos, recordista absoluto do estado, ao lado do treinador Hélio Guimarães. Foto: Cássia Veras/SEE
Joaquin Assaf, de 19 anos, recordista absoluto do estado, ao lado do treinador Hélio Guimarães. Foto: Cássia Veras/SEE

Entre os atletas acreanos, Joaquin Assaf, de 19 anos, recordista absoluto do estado e medalhista da Copa Norte, destacou o valor da competição: “Venho baixando meus tempos, me sinto bem e quero fazer boas performances, bater recordes e trazer mais medalhas. A Copa Amazônica e a Bolpebra incentivam a natação, um esporte que tem pouca divulgação na mídia, mas que transforma vidas. Pretendo continuar nadando, conciliar com a faculdade e representar o Acre em campeonatos nacionais.”

Outro talento do estado é Daniel Calebe de Assis, de 16 anos, estudante da Escola Armando Nogueira. Ele revelou seus sonhos com o esporte: “Minha expectativa é trazer o ouro nos 100 metros livre e buscar índice técnico para as próximas competições. A natação mudou minha vida, faz parte da minha rotina diária e me proporcionou experiências únicas. Sonho em chegar às Olimpíadas. Para quem tem medo de começar, eu recomendo muito a natação — é um esporte maravilhoso que ensina disciplina, respeito e resiliência”, pontuou.

The post Escola Armando Nogueira sedia 27ª Copa Amazônica de Clubes e 3ª Copa Bolpebra de Seleções de Natação appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários