FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O projeto Mural de Grafite, Arte Sem Limites acontece neste sábado (30/08), a partir das 9h, na Escola Municipal São Sebastião II, na comunidade Tarumã Mirim, área rural de Manaus, e contará com a participação de 10 artistas visuais, além de apresentações culturais com pocket show de rapper, DJ e sessão de cinema.
Com o objetivo de levar a arte do grafite para as comunidades ribeirinhas de Manaus, o projeto tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Conselho Estadual de Cultura, Governo Federal e foi contemplado no Edital de Chamamento Público de Fomento à Execução de Ações Culturais de Artes Visuais.
A ação é uma iniciativa do coletivo Conexão Graffiti e busca fomentar as artes visuais no Estado do Amazonas e favorecer o intercâmbio cultural entre os artistas urbanos, a comunidade escolar e os moradores da comunidade de São Sebastião através da produção artística de um mural de grafite.
Segundo o idealizador e proponente do projeto, Vicktor Shellton, a ideia surgiu com a intenção “em democratizar o acesso à produção cultural em áreas ribeirinhas da Amazônia, a partir da produção artísticas de um mural de grafite, trazendo também visibilidade à localidade e aumentando a autoestima dos moradores por meio de um ambiente atrativo e colorido”.
“O resultado do projeto será o acesso à uma galeria de arte em uma comunidade, onde os moradores locais e de outras regiões terão a oportunidade de visitar, contemplar e vivenciar memória afetiva diante de uma exposição de artes visuais a céu aberto permanente e gratuita baseada em elementos da cultura amazônica, com técnicas e estilos de grafite”, destaca Vicktor.
O projeto terá a participação dos grafiteiros André Candido (Bynos); Vicktor Shellton (Blur); Ramon Costa (Art); Adilson Júnior (JNR); Carolinne Oliveira (Oli); Diego Afonso (Mais); Jarbas Marinho (Lobão); Avelino Borges (Astro); Waldermir Viana (Cria); da multiartista Shirley Thomas (Rio Negrina), da rapper kokama Cida Aripória e do DJ Júnior Xoque.
O evento é aberto a todas as faixas etárias e terá acessibilidade cultural por meio da participação da intérprete de LIBRAS Fabiana Ferreira e do monitor de LIBRAS Thiago Henrique e contará com a produção audiovisual da cineasta Taly Nayá.