Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Noite de autógrafos marca lançamento da cartilha “Sorriso contra a violência”

“A violência doméstica é um desfavor para a humanidade”. A opinião é do menino Gean Carlos Lima da Silva, aluno do 6.º ano I da Escola Municipal Sã...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
29/08/2025 às 08h58
Noite de autógrafos marca lançamento da cartilha “Sorriso contra a violência”
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

“A violência doméstica é um desfavor para a humanidade”. A opinião é do menino Gean Carlos Lima da Silva, aluno do 6.º ano I da Escola Municipal São Domingos e autor de um dos desenhos que ilustram a cartilha “Sorriso contra a violência”.Alícia Vitória de Oliveira Jorge, do 6.º ano G, também da Escola Municipal São Domingos, conta que a professora mostrou uma séria de desenhos e situações e uma a inspirou. A ilustração dela retrata uma mãe gigantesca contra uma mãe e sua filha; a mãe reage a empurrando de volta. “Fiz isso porque as mulheres não podem se esconder, aceitar a violência”, relata.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para a promotora de justiça, Fernanda Pawelec, que coordenou a realização da cartilha, destaca a importância de debater a violência doméstica no âmbito escolar. “É necessário debater esse assunto em sala de aula, trabalhar conscientização e informação”, pontua. “É muito forte a interpretação da violência por meio dos desenhos das crianças; é preciso lembrar que em um ambiente de violência, todos são afetados, inclusive as crianças”, explica. 

Já a gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, pontua que durante todo o mês de agosto foram realizadas ações orientativas. “Hoje é um momento especial para essas crianças que se dedicaram e forma fundamentais na elaboração dessa cartilha”, frisa.

Desenvolvida pelo Ministério Público de Mato Grosso a cartilha “Sorriso contra a violência” contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Semfa, Secretaria de Assistência Social (Semas) e Secretaria de Educação (Semed). A iniciativa privada, lembra a promotora, também é uma das grandes parcerias do evento apoiando com premiação para as crianças e inclusive com a impressão das cartilhas. 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Carreata do Agosto Lilás

Já nesse domingo, 31 de agosto, uma carreata encerrando as ações do Agosto Lilás. A concentração dos veículos será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol com saída prevista para às 16 horas. O ponto final será o Parque Ecológico Claudino Francio.

Ainda no domingo, porém na parte da manhã, será realizado um pit stop na Feira do São Domingos. A ação é mais uma ferramenta orientativa alertando mulheres sobre as variadas formas de violência e salientando canais de apoio.

Mara destaca que durante todo o mês de agosto foram realizadas ações orientativas. O ponta pé foi uma roda de conversa na Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) ainda no dia 07; já passou por ações comunitárias que incluem o programa Sorriso com Elas; contou realização de pit stop; talk show Agosto Lilás, ontem foi realizada a noite de autógrafos da cartilha “Sorriso contra a violência” com a participação de todas as crianças responsáveis pelas ilustrações, também no Magessi.

Promovido todos os anos, o Agosto Lilás é um marco de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Sorriso conta hoje com a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente. Mara acrescenta que o “feminicídio é evitável e é compromisso público e comunitário a implantação de políticas para a defesa da vida”.

Vale sempre lembrar que a Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.

No Município o trabalho de conscientização é realizado em parceria pela Prefeitura por meio da Semfa, Secretaria de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público e Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), núcleo de Sorriso. o encontro desta manhã contou com o apoio direto e palestras de integrantes do BPW.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Ney Douglas

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários