O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, se reuniram nesta quinta-feira (28) com o presidente da Copa Airlines, Stanley Motta, para debater a ampliação da presença da companhia no Brasil. O encontro teve como foco o aumento na oferta de voos internacionais e o fortalecimento do turismo no país. Atualmente, a empresa opera voos semanais em sete destinos: Galeão (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Confins (MG).
Durante o anúncio, Costa Filho destacou a relevância da parceria entre o governo federal e a companhia aérea: “A Copa Airlines é estratégica para o desenvolvimento do turismo brasileiro e para a geração de empregos. A ampliação das operações reforça o compromisso do governo federal em conectar o Brasil ao mundo e promover o fluxo de turistas internacionais, beneficiando toda a cadeia econômica do setor aéreo”, destacou o ministro.
A companhia planeja atender à crescente demanda por viagens internacionais, oferecendo mais opções de destinos para lazer e negócios, além de fortalecer sua presença no Brasil e ampliar a rede de conexões por meio do hub localizado no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá.
Conectividade
Recentemente, a Copa Airlines retomou a rota Panamá–Salvador (BA), suspensa durante a pandemia, com previsão de quatro voos semanais a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronaves Boeing 737-800, para 166 passageiros; dois voos semanais a mais que antes da pandemia. Essa retomada conecta Salvador a destinos na América do Norte, Caribe e América Latina pelo hub panamenho. A posição estratégica facilita rotas mais eficientes e amplia o acesso a mercados internacionais.
A companhia também apresentará um plano com novas rotas internacionais, ampliando ainda mais a conectividade do Brasil com o exterior. A ampliação anunciada reforça o papel do país como destino estratégico para a Copa Airlines e sinaliza novas oportunidades para o turismo e para os passageiros brasileiros.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos