Foto: Valéria Saturtino/Amazonastur
O Governo do Amazonas reuniu, na quarta-feira (27/08), representantes da comunidade, órgãos estaduais e federais para discutir o ordenamento turístico da Vila de Paricatuba, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A reunião contou com a participação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com lideranças locais.
O trabalho será incorporado ao Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Esquerda do Rio Negro – Setor Paduari-Solimões, com financiamento do Programa Paisagens Sustentáveis do Amazonas (ASL Fase 2), executado pelo Ministério do Meio Ambiente. A proposta é construir, de forma colaborativa, ações que conciliem turismo, preservação do patrimônio e desenvolvimento sustentável.
Foto: Valéria Saturtino/Amazonastur
“Essa reunião uniu o útil ao agradável, onde a gente pôde esclarecer algumas coisas para a associação, para fazer entender que esse processo da elaboração do Plano de Gestão vai ser muito benéfico não só para Paricatuba, mas para todas as comunidades que pertencem à Área de Preservação Ambiental”, explicou o gestor de Unidades de Conservação, Robinson Oliveira.
A Amazonastur integra o grupo focada na preservação do patrimônio histórico, que pode ser aliada do turismo sustentável. É o que explica o chefe do Departamento de Ações Estratégicas do órgão, Wilker Medeiros, que ressalta a importância de dar consistência ao planejamento de forma coletiva.
“Estamos aqui para construir colaborativamente um trabalho, um plano de ação que possa ser desenvolvido pelos entes parceiros, pela comunidade, pensando em estruturar parte do trade turístico, do espaço turístico e do meio ambiente de forma integrada e responsável”, afirmou.