Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Secretaria de Educação encerra 18ª Semana da Pessoa com Deficiência com lançamento de novos cadernos pedagógicos

Evento contou com palestras, atividades pedagógicas e reforçou a importância da inclusão nas escolas da rede estadual...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
28/08/2025 às 17h11
Secretaria de Educação encerra 18ª Semana da Pessoa com Deficiência com lançamento de novos cadernos pedagógicos
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Especial (Gaee), realizou, nesta quinta-feira (28/08), o encerramento da 18ª Semana da Pessoa com Deficiência. A edição de 2025 trouxe o tema “Amazônia sem Barreiras: Caminhando juntos para uma sociedade mais inclusiva” e mobilizou, ao longo dos últimos dias, escolas de toda a rede estadual, com palestras, rodas de conversa, concursos e atividades pedagógicas voltadas para a inclusão e acessibilidade.

A semana teve início com uma feira cultural, na qual estudantes apresentaram trabalhos sobre a diversidade amazônica. Nos dias seguintes, cada escola, tanto da capital, quanto do interior, desenvolveu programações próprias, com palestras, rodas de sensibilização e concursos de escrita e pintura, reforçando o compromisso da rede com a construção de um ambiente educacional mais acessível.

A gerente da Gaee, Hellen Prata, destacou que a Semana da Pessoa com Deficiência já se consolidou no calendário da Secretaria de Educação como um espaço permanente de diálogo e valorização da inclusão.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“A cada edição, fortalecemos o compromisso da rede em discutir, aprender e compartilhar práticas inclusivas. Essa já é uma data estabelecida na Secretaria, que reforça a importância de mantermos esse debate vivo e cada vez mais presente nas nossas escolas”, ressaltou Hellen.

Encerramento

A solenidade de encerramento ocorreu no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), reunindo pedagogos, professores, coordenadores distritais e assessores de coordenadorias regionais e distritais de todo o Amazonas.

Na ocasião, foram lançados dois novos cadernos pedagógicos, que compõem uma coletânea já organizada pela GAEE. Agora, o conjunto conta com 10 exemplares, distribuídos nas coordenadorias distritais e regionais de educação, além de estarem disponíveis na plataforma Saber+ ( https://bit.ly/CadernosPedagogicosGAEE ).

Cada volume da coletânea apresenta informações sobre legislações vigentes, orientações e sugestões de atividades pedagógicas, abordando temáticas específicas. Os dois novos cadernos tratam de deficiências físicas e escolas especializadas, somando-se a outros já publicados sobre temas como o atendimento educacional especializado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), estudantes com surdez ou deficiência auditiva, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência visual e deficiência intelectual.

O evento também contou com duas palestras temáticas: “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): possibilidades do trabalho pedagógico numa perspectiva inclusiva”, ministrada pela professora Joab Grana, e “Escutar, Acolher e Atuar: A escuta como ferramenta de Acolhimento e Inclusão na Educação Especial”, ministrada pela pedagoga Juliana Batista.

Diálogos produtivos

Presente no encontro, o professor Daniel Penha, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, localizada na zona norte de Manaus, também ressaltou a relevância da iniciativa, e destacou como desenvolve as atividades em sua unidade de ensino.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Na minha escola, pensamos em estratégias específicas para cada um dos alunos. O acompanhamento da família é fundamental nesse processo, porque a casa pode ser uma extensão da sala de aula, e disseminamos isso. Ter a oportunidade de debater essas experiências com outros docentes é enriquecedor. Daqui, levo novas ideias que pretendo aplicar na minha escola”, destacou Daniel, que é diagnosticado com TEA.

As SRMs são ambientes especializados que oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência. Atualmente, a rede estadual de educação conta com mais de 200 escolas com SRMs, equipadas com mobiliário, materiais e tecnologias assistivas. Todo o conteúdo do encerramento foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e está disponível no link: https://bit.ly/XVIIISemanadaPessoaComDeficiencia .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários