Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Brasil e Panamá firmam memorando de cooperação em logística e comércio exterior

Acordo prevê cooperação em portos, transporte marítimo e comércio exterior, além de rotas mais sustentáveis.

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
28/08/2025 às 16h11
Brasil e Panamá firmam memorando de cooperação em logística e comércio exterior
O documento prevê iniciativas conjuntas, como o intercâmbio de informações sobre portos e transporte marítimo e o desenvolvimento de novas rotas para as exportações brasileiras - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta quinta-feira (28) da visita oficial do presidente da República do Panamá, José Raúl Mulino, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Na ocasião, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá, marco inicial de uma parceria voltada a fortalecer a cooperação internacional em infraestrutura logística, transporte marítimo e comércio exterior. O Panamá é hoje o maior parceiro comercial do Brasil na América Central, com fluxo de US$ 934,1 milhões em 2024.

Durante a cerimônia, Lula afirmou que a presença do presidente panamenho em Brasília marca “o recomeço de uma nova relação entre Brasil e Panamá, após 17 anos sem visita oficial de um chefe de Estado do país”. Destacou ainda que “a aproximação deve gerar avanços no comércio, na ciência e na tecnologia e que a relação precisa ser uma via de duas mãos, em que todos ganham”.

O memorando terá duração de dois anos, podendo ser renovado. O documento prevê iniciativas conjuntas, como o intercâmbio de informações sobre portos e transporte marítimo, o desenvolvimento de novas rotas para as exportações brasileiras via Canal do Panamá e estudos sobre descarbonização e seus impactos econômicos. Também estão previstas ações de capacitação em gestão portuária e logística, troca de tecnologias para modernização do setor e iniciativas ambientais, incluindo redução de emissões e gestão de águas de lastro.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a parceria amplia as condições para que o Brasil ganhe competitividade no comércio exterior e fortalece o setor de transportes. “Ao lado do Panamá, vamos desenvolver rotas mais eficientes e sustentáveis, ao mesmo tempo em que modernizamos os nossos portos. O memorando abre caminho para novas oportunidades de investimento e cooperação, que vão gerar resultados para a economia brasileira e para a integração regional”, afirmou.

O presidente do Panamá destacou que “não existe um país autossuficiente” e defendeu a integração regional e o fortalecimento do multilateralismo como resposta aos desafios atuais. Ele ressaltou ainda a importância do Canal do Panamá, “governado por um tratado multilateral de neutralidade”, como ativo estratégico para o comércio internacional, e afirmou que “é preciso unir esforços contra as mudanças climáticas, preservando as florestas tropicais e avançando em rotas mais sustentáveis”.

Setor portuário e agenda sustentável

O Brasil vem registrando recordes na movimentação portuária: em 2024 a movimentação foi de 1,3 bilhão de toneladas e, apenas no primeiro semestre de 2025, já foram 653 milhões de toneladas, o melhor resultado da história. No segmento de contêineres, foram 78,1 milhões de toneladas no semestre, alta de 6,17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esses resultados somam-se aos esforços do MPor para alinhar o setor de transportes às metas ambientais globais. Entre as iniciativas em curso estão o Diagnóstico de Sustentabilidade, o Pacto de Sustentabilidade, que prevê a entrega do Selo de Sustentabilidade na COP30, e o avanço do programa de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), além da criação dos Corredores Marítimos Verdes em parceria com a França.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários