Para reforçar a importância de práticas que podem salvar vidas desde a infância, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, na última quinta-feira (21), uma ação educativa e lúdica com o tema “Travessia Segura”. Ao todo, 135 crianças com idade entre 4 e 5 anos participaram da atividade na Escola Municipal de Educação Infantil Pequenos Talentos, em Porto Velho.
A ação foi realizada pela Escola Pública de Trânsito (EPT) para estudantes dos níveis Pré I e Pré II, em dois turnos. De forma dinâmica e divertida, os educadores ensinaram orientações essenciais, como o uso da faixa de pedestres, a importância de olhar para os dois lados antes de atravessar, manter contato visual com o motorista, não utilizar celular ou fone de ouvido ao cruzar vias movimentadas e a necessidade de estar sempre acompanhado por um adulto.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa de educar as crianças para o trânsito é plantar a semente de um futuro mais seguro. “Quando elas aprendem desde cedo a importância do respeito às regras, levam essa consciência para dentro das suas famílias e construímos uma sociedade mais responsável”, ressaltou.
INTERAÇÃO COM OS PAIS
Paralelo à palestra, foi realizado um pit stop educativo em frente à escola, onde os pais receberam orientações sobre o uso correto de dispositivos de retenção infantil, como cadeirinhas e assentos de elevação, além da importância do cinto de segurança. A ação também reforçou informações sobre a idade mínima para crianças ocuparem o banco da frente dos veículos e andarem como passageiras em motocicletas, conforme previsto na legislação.
O boneco Dedeco, mascote da educação para o trânsito em Rondônia, também participou, levando animação e ajudando a fixar as mensagens de forma lúdica para os pequenos. A iniciativa faz parte do calendário de ações educativas do Detran-RO, que durante o mês de agosto tem reforçado o lema “No trânsito, os maiores cuidam dos menores”.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou o compromisso do órgão em unir fiscalização e educação. “Trabalhamos para reduzir acidentes e salvar vidas. A educação de trânsito é uma das ferramentas mais eficazes nesse processo. É gratificante ver o interesse das crianças e a participação dos pais nesse momento de aprendizado”, pontuou.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia