Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Experiência de Telessaúde do Amazonas é apresentada pela SES-AM durante Assembleia do Conass

Outras inovações, como o Barco Hospital São João XXIII e o início de transplante de fígado, foram temas de reunião com o Ministério da Saúde...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
28/08/2025 às 08h40
Experiência de Telessaúde do Amazonas é apresentada pela SES-AM durante Assembleia do Conass
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTOS: Gilvanete Costa / Serfi

A consulta com especialista à distância, uma das principais estratégias do Governo do Amazonas para romper barreiras geográficas, ampliar acesso e reduzir o tempo de espera no SUS, foi apresentada, nesta quarta-feira (27/08), em Brasília, durante a 8ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, apresentou aos gestores da pasta de outros estados brasileiros a experiência de Telessaúde no estado, por meio do programa Saúde AM Digital.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

“Apresentamos os impactos de redução do tempo de espera para consulta especializada, a agilidade nos telediagnósticos, o número de telessalas, que também é uma estratégia inovadora do governador Wilson Lima para que possamos, cada vez mais, chegar perto do usuário que precisa da teleconsulta”, disse a secretária.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Gilvanete Costa / Serfi

Com a Telessaúde, a espera por atendimento agendados no Sisreg, que antes chegava a 100 dias, caiu para até 19 dias, conforme balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Algumas especialidades tiveram aumento na oferta em mais de 400%, como o caso da psicologia pediátrica, onde o tempo de espera reduziu 97%.

A Telessaúde já está presente nos 62 municípios do Amazonas, onde o usuário já pode agendar consulta à distância em doze especialidades, além de ter acesso a telelaudo nos locais com telessala. Já são 85 telessalas implantadas em 32 municípios mas há, também, a opção de fazer a consulta pelo aplicativo Saúde AM Digital, diretamente do celular.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nayara Maksoud explicou que, frente à baixa densidade de especialistas no estado e à dificuldade de deslocamento das populações do interior até a capital, a Telessaúde se tornou uma solução estratégica para fortalecer a regionalização dos serviços. Ela também destacou a implementação de ações integradas, como o uso de tecnologias para sanear filas da regulação e facilitar a comunicação direta com os usuários.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Gilvanete Costa / Serfi

A Secretária da SES-AM está desde segunda-feira na capital federal, onde também esteve reunida com o Ministério da Saúde para tratar de outras inovações como o Barco Hospital São João XXIII e o início de transplante de fígado, em fase final de autorização pelo órgão federal para começar no Hospital Delphina Aziz.

“O Amazonas, no seu terceiro dia aqui em Brasília, dialogou, mostrou suas inovações, mostrou o resultado dos seus trabalhos e também trouxe resultados dos demais estados em várias outras tecnologias. Uma semana de muitas oportunidades em Brasília para que possamos continuar enfrentando os nossos desafios”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários