Em meio a uma das fases mais turbulentas da temporada, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, não segurou suas frustrações e apontou o dedo para o "fogo amigo" que ameaça incendiar ainda mais o já delicado momento do clube. Após a eliminação traumática na Libertadores diante do Boca Juniors, o Palmeiras enfrentou uma virada surpreendente do Santos, acumulando sua terceira derrota consecutiva no Brasileirão e caindo para a 4ª posição.
O treinador demonstrou seu incômodo com o tom das críticas de parte da torcida, que miram a diretoria do clube, e pediu por mais harmonia durante os protestos da Mancha Verde, que direcionaram suas vozes contra a presidente Leila Pereira e o gerente de futebol Anderson Barros. O jogo contra o Santos ficou marcado por cânticos como "Leila, incompetente, pegou o Palmeiras pra brincar de presidente" e "Barros, vai se f..., o meu Palmeiras não precisa de você."
Abel Ferreira resumiu sua posição com uma frase marcante: "Nossos adversários têm que estar fora." Mesmo em meio às críticas à direção do clube, todos os jogadores e o próprio treinador tiveram seus nomes exaltados pela organizada na Arena Barueri, que contou com pouco mais de 17.000 torcedores.
Além disso, o treinador reclamou da falta de blindagem interna e dos vazamentos de informações sobre o que acontece na Academia de Futebol, algo que, segundo ele, não ocorreu na temporada passada, quando o Palmeiras conquistou o Brasileirão. Este não é o primeiro desabafo de Abel sobre a divulgação do que ocorre sob seu comando.
“Temos alguém dentro do clube que passa todas as informações para fora. Aquela proteção que tínhamos antes não existe mais, não sei o que aconteceu.”
— Verdazzo (@verdazzo) October 8, 2023
- Abel Ferreira, em entrevista coletiva pic.twitter.com/YBKJvXcI4t
Por fim, o treinador português reconheceu os erros e destacou a necessidade de resiliência em meio ao momento turbulento do time na temporada. Abel Ferreira afirmou que é crucial assimilar as críticas, mas sem abrir mão do espírito de união na casa verde: "Tem torcedores que amam o Palmeiras, mas tem outros que só amam ganhar."