A Secretaria Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Inovações Educacionais, está realizando a quarta edição do Steam Tech Camp Acre. Esta semana, o evento esteve presente na Mostra Viver Ciência Itinerante, que foi realizada em Brasileia.
De acordo com o chefe da divisão, Eliomar Amorim, o Steam Tech tem entre os objetivos disseminar nas escolas conceitos de robótica educacional, sobretudo com temas ligados à ciência e tecnologia e também à matemática. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer automação e robótica”, diz.
A ação atende alunos, sobretudo, da rede púbica de ensino. “Temos também outras atividades que são desenvolvidas pelo Núcleo de Matemática, mais voltadas para os jogos matemáticos, para a parte prática e saindo um pouco da teoria, acreditando que é possível aprender matemática e as ciências com jogos”, explica.
Outro núcleo importante para o Steam Tech é o de Incentivo ao Conhecimento, o NIC. “Nele, trabalhamos na perspectiva da ‘educação maker’, que é fazer o aluno ‘botar a mão na massa’ e fazer seus próprios projetos. Temos alguns projetos e algumas oficinas e já levamos para as escolas essa perspectiva”, destaca.
Outra ação importante do Steam Tech Camp se refere aos óculos de realidade virtual. “Mostramos aos alunos e aos professores que fazer uma imersão dentro daqueles conteúdos com os óculos de realidade virtual leva o aluno a uma aprendizagem mais significativa”, relata.
“Então, a ideia é levar para as escolas essas novidades, com o objetivo de inspirar professores a implementar essas metodologias ativas para que os alunos tenham maior facilidade no aprendizado”, afirma.
O professor Eliomar Amorim acredita que as etapas que foram desenvolvidas nas escolas estão sendo finalizadas e a grande culminância das apresentações deverá ser realizada em novembro, durante a edição da Mostra Viver Ciência, em Rio Branco.
A quarta edição do Steam Tech Camp Acre irá levar representantes para mais um evento do Steam Tech Brasil, em setembro, em São Paulo (SP). “Estão um indo um professor, representando o Núcleo de Robótica, e uma professora da rede pública”, informa.
Eliomar Amorim relata ainda que os alunos escrevem os projetos e apresentam em outras feiras, inclusive nacionais: “Portanto, estamos socializando na parte de matemática, de tecnologia, de ciências e de engenharia, e a ideia é que os nossos alunos aprendam de forma prática”.
O Steam Tech Brasil tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, patrocinadora de muitos eventos steam, ajudando nos projetos. “Então a ideia é disseminar nas escolas o steam, com novas metodologias ativas que possam ser aplicadas em sala de aula”, frisa Amorim.
The post Educação do Acre realiza 4ª edição do Steam Tech Camp, para difundir conceitos de robótica entre estudantes appeared first on Noticias do Acre .