A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do projeto Assembleia Cidadã, uma iniciativa que tem como objetivo abrir as portas da Casa de Leis à população. A proposta busca promover visitas guiadas e institucionais que permitam aos cidadãos — jovens, adultos e estudantes em geral — compreender de forma prática o funcionamento do Poder Legislativo.
Por determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), o projeto é executado pelo Gabinete de Relações Institucionais, que ficou responsável pela coordenação das atividades e pela recepção dos visitantes.
Na edição piloto, cerca de 50 alunos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de uma imersão no universo parlamentar. Foram quase duas horas de programação, entre palestras e visitações, onde os estudantes tiveram acesso a explicações sobre como nasce uma lei, iniciando-se pelo regimento interno da Casa, passando pela tramitação em comissões, pela discussão e votação em plenário, até a sua aprovação ou rejeição e eventual sanção. Todo o percurso foi detalhado de forma a demonstrar a efetividade da atuação dos deputados estaduais e a dinâmica de uma Casa plural, cujas decisões derivam sempre da vontade da maioria.
O Assembleia Cidadã nasce, assim, com o propósito de oferecer uma verdadeira formação cidadã, aproximando a sociedade da rotina legislativa e evidenciando a efetividade do trabalho realizado pelos parlamentares.
Essa primeira experiência foi considerada extremamente proveitosa e já sinaliza a expansão do projeto para receber, em breve, mais estudantes, instituições, organizações sociais e cidadãos em geral. A meta é tornar o Legislativo rondoniense cada vez mais acessível, transparente e próximo da população.
Com o Assembleia Cidadã, a Alero reafirma seu compromisso de ser um espaço democrático, aberto ao diálogo e ao aprendizado, promovendo cidadania e fortalecendo o vínculo entre o Parlamento e o povo de Rondônia.
Texto: Alan Drumond I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO