Parintins inicia no dia 1º de setembro a programação oficial da Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção ao suicídio e de promoção da saúde mental. O evento de abertura será realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Parintins), às 8h, com ações da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II Adolfo Lourido e o CAPS AD Dr. Renato Menezes.
A programação inclui credenciamento, abertura com autoridades, apresentação do CAPS II, mesa-redonda com o tema “Quebrando o Silêncio: Promovendo Saúde Mental e Apoio Mútuo”, além de um espaço aberto de perguntas ao público. O lema da campanha deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.
Embora as ações em prol da saúde mental sejam realizadas durante todo o ano em Parintins, o mês de setembro traz um reforço especial, promovendo espaços de diálogo, reflexão e estratégias coletivas de enfrentamento.
A diretora do CAPS II Adolfo Lourido, Doricy Ribeiro, reforça o convite à população: "essa campanha mostra toda a nossa preocupação com a saúde mental do nosso povo. Todos os dias realizamos um trabalho voltado à vida, que é o que mais importa. Convidamos todos a participar".
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, destacou que a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves tem priorizado investimentos na área. "A saúde mental tem recebido grande preocupação da nossa gestão. Estamos intensificando investimentos para ampliar o cuidado, fortalecer a rede de apoio e garantir que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade. Setembro Amarelo é um momento de reforço, mas o compromisso com a saúde mental da nossa população é diário”, assegurou.
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Fotos: Divulgação
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)