Foi com o sentimento de vitória que 129 pessoas em situação de monitoração eletrônica receberam seus diplomas de conclusão do ensino fundamental e ensino médio, nesta terça-feira, 26, em uma cerimônia realizada no Museu Povos da Floresta, em Rio Branco.
“Para mim, esse momento é muito importante, porque eu passei muito tempo recluso, e eu não tinha os meus estudos. Terminei lá, e hoje, graças a Deus, estou recebendo aqui o meu certificado, e estou muito feliz por isso”, disse o custodiado R. C.
No Acre, 690 pessoas privadas de liberdade foram aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja PPL realizado nos estabelecimentos prisionais do Brasil nos dias 28 e 29 de outubro de 2024, sendo que aqueles que estão em regime fechado receberam seu certificado no local onde cumprem pena.
Os diplomas foram entregues pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
Margarete Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional, explicou que a edição do Encceja PPL 2024 registrou um recorde de inscritos no estado do Acre. O número passou de 1.105 em 2023 para 1.583 em 2024, um crescimento expressivo de aproximadamente 43%: “Esse avanço reflete o esforço contínuo do Iapen, que tem atuado de forma estratégica na captação de recursos e na garantia da infraestrutura necessária para viabilizar tanto as inscrições dos custodiados quanto a aplicação das provas nas unidades prisionais”.
Margarete destacou que esse resultado é fruto da atuação comprometida dos profissionais envolvidos na educação prisional, da parceria consolidada com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura, que oferta o material apostilado preparatório, e da participação ativa dos custodiados em projetos de incentivo à leitura desenvolvidos dentro das unidades. “Essas iniciativas demonstram o impacto positivo da educação como instrumento de transformação, ampliando as oportunidades de reinserção social e valorizando o protagonismo dos internos em suas trajetórias de superação”, afirmou.
Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de jovens e Adultos (EJA), explicou sobre o trabalho conjunto realizado pela Secretaria de Educação e o Iapen. “Então, é um trabalho que é realizado de forma coletiva e colaborativa entre a Secretaria de Educação e toda a equipe do Iapen com objetivo de conseguir que o nosso aluno tenha sucesso, que ele conclua a educação básica, conclua o fundamental, através desse exame nacional, e para isso a Secretaria de Educação realiza todo um suporte, juntamente com o Iapen e a equipe de professores da escola Fábrica de Asas, para que esses alunos tenham novas oportunidades no mercado de trabalho. Eu acho que esse é o principal objetivo do Estado: garantir que essa pessoa que está privada de liberdade, ao sair, tenha novas oportunidades, que realmente possa transformar a sua vida e a vida dos seus familiares também”.
O evento reforça o compromisso do governo do Estado, por meio do Iapen e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, com a sociedade, objetivando devolver à sociedade pessoas transformadas. O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício de Assis, destacou que os trabalhos voltados para a ressocialização têm sido fortalecidos. “E hoje é um exemplo disso. Esse diploma vai dar a eles uma oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, de ter uma qualificação, um curso profissionalizante, uma graduação, enfim. Então, não é apenas um certificado, e sim uma oportunidade de mudança de vida”, concluiu o diretor.
The post Privados de liberdade aprovados no Encceja PPL/2024 recebem certificado em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .