A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) sediará no próximo dia 2 de setembro, a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro para Doação de Medula Óssea. A ação será realizada no segundo piso da sede da Casa de Leis, em Porto Velho, e tem como objetivo incentivar a solidariedade, salvar vidas e ampliar o número de doadores cadastrados no sistema nacional.
Durante o evento, os voluntários poderão realizar a doação de sangue e também participar da coleta de amostras para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. A iniciativa é organizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) e busca mobilizar principalmente os servidores da Alero.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da campanha e reforçou o papel social do Parlamento:
“A Assembleia Legislativa não é apenas um espaço de criação de leis, mas também de mobilização em prol da vida. Sabemos da grande demanda por sangue e por doadores de medula óssea no nosso estado, e ações como essa são fundamentais para salvar vidas. Contamos com o engajamento de todos”, afirmou Redano.
Para preparar os servidores e aumentar a participação, a organização iniciou uma ação de conscientização. De acordo com José Danilo Rangel, psicólogo do setor de modernização e um dos responsáveis pela campanha, uma panfletagem está sendo realizada nesta terça-feira (26), nas entradas do térreo e do subsolo da Alero, com o objetivo de informar os servidores sobre a importância do evento da próxima semana.
Além de incentivar a participação, a campanha também busca conscientizar a população sobre a relevância da doação regular de sangue e do cadastro para medula óssea, fundamentais para auxiliar pacientes que enfrentam cânceres, anemias graves e outras doenças hematológicas.
A organização reforça o convite para que todos participem:
“Seja um doador, doe sangue, doe medula e doe vida.”
Texto: Marcela Bomfim | Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO