No Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, o vereador Brendo Braga (Republicanos) apresentou propositura que visa o apoio contínuo às mães que amamentam.
Na Indicação 935/25, o parlamentar sugere a contratação de profissional para auxiliar as mães no processo da amamentação, esclarecendo dúvidas e ajudando a resolver dificuldades comuns, como “pega” (forma como o bebê posiciona a boca na aréola) incorreta, fissuras mamárias e produção de leite. “Além dessa orientação técnica, esse profissional também daria suporte emocional, ajudando a fortalecer a confiança da mãe, a diminuir a ansiedade e a construir um vínculo mais positivo com o bebê”, defende.
Para o vereador, esse incentivo diário está alinhado com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta o leite materno como alimento exclusivo do bebê até os 6 meses de idade e, de forma complementar, até os 2 anos ou mais. “O leite materno é a forma mais completa de nutrição para o recém-nascido, porém, muitas mães enfrentam desafios, como dor, pega incorreta e baixa produção de leite. A presença de um profissional qualificado, assegura que esses problemas sejam identificados e corrigidos precocemente, reduzindo o risco de desmame precoce e garantindo a saúde ideal tanto da mãe quanto do bebê”, pontua.
A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.