Em alusão ao Dia do Folclore, celebrado dia 22 de agosto, aconteceu na noite de sábado (23) o Arraial da Assistência Social, uma iniciativa da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH), reunindo usuários dos serviços sociais, idosos, crianças, jovens e adolescentes em um momento de integração e valorização da cultura popular.
No ginásio municipal Silvia Pantoja, o evento foi marcado por danças, quadrilhas, comidas típicas, muita energia e alegria, fortalecendo laços comunitários e celebrando as tradições que fazem parte da identidade brasileira.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, foi recebido pela secretária de assistência social, Zeila Cardoso, e usuários das unidades municipais. A festa começou com os idosos no “Boi Vaidoso”. Eles dançaram e mostraram muita vitalidade, confirmando a valorização que a Prefeitura dedica à melhor idade, promovendo saúde e acesso à cultura.
A festa foi regada de apresentações da quadrilha Semasth e Núcleo Girassol, danças coreografadas dos núcleos de idosos de Vila Amazônia, Aninga, Parananema, Macurany, Dr. Toda, Santa Rita e Estação da Cidadania.
Mateus Assayag enfatizou a energia dos idosos, a alegria das crianças e das pessoas com deficiência (Pcds), que brincaram ao som de música junina, com a festa da inclusão.
“Uma energia sensacional é o trabalho que a gente vem fazendo na assistência social. Hoje a gente retribui com essa interação e pegando muita sabedoria nesses momentos que a Prefeitura proporciona a todos eles”, disse o prefeito Mateus Assayag.
Para a secretária Zeila Cardoso, a festa reafirma o compromisso da gestão do prefeito Mateus e da vice Vanessa com a comunidade, valorizando as tradições. São investimentos da Prefeitura em ações que promovem a integração social, garantem direitos e a participação popular.
“Todos os programas sociais se prepararam e mostraram todo o investimento do prefeito Mateus e Vanessa com a nossa gente e toda essa sensibilidade faz a diferença, muita alegria e gratidão no coração”, destaca Zeila Cardoso.
A dona de casa, Jocielma Abreu, mãe de cadeirante do núcleo Girasol, agradeceu pela oportunidade do filho participar. “A deficiência dele não impediu que ele brincasse e para mim foi gratificante. Com apoio do núcleo Girassol, ele pode participar de muitas coisas, inclusive dançar e brincar”, conclui agradecida.
Texto: Josene Araújo - SEMASTH/SECOM
Foto: Eder Repolho - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)