Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Crianças autistas tem cardápio adaptado nas escolas de Cuiabá

As escolas públicas de Cuiabá oferecem alimentações adaptadas no cardápio da merenda escolar às crianças com restrições alimentares, alergias ou tr...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
24/08/2025 às 10h19
Crianças autistas tem cardápio adaptado nas escolas de Cuiabá
Crédito: Erlan Aquino

As escolas públicas de Cuiabá oferecem alimentações adaptadas no cardápio da merenda escolar às crianças com restrições alimentares, alergias ou transtornos do desenvolvimento.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Leonel de Moura Brizola, no bairro Santa Laura, uma das crianças atendidas é a pequena Maria Luiza, diagnosticada com autismo.

Ela come alimentação bastante triturada no liquidificador pela equipe da merenda escolar. A alimentação fornecida é rica com cenoura e outras verduras para garantir nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança.

A mãe da menor Maria Luiza, a dona de casa Aline Renata Oliveira Silva, revela que sua filha ganhou 4 kilos, de forma saudável, a partir da boa alimentação fornecida pela Prefeitura de Cuiabá na merenda escolar. 

Continua após a publicidade
Anúncio

"Ela não tinha o hábito de comer em casa. Daí a escola passou a fornecer uma alimentação preparada e muito boa. Agora, estamos com o cardápio de casa e escola em sintonia. Estou muito feliz com o desenvolvimento da minha. Espero que avance ainda mais", afirma.

A nutricionista da Prefeitura de Cuiabá, Jéssica Patatas de Arruda, detalha que a alimentação especial é produzida por profissionais capacitados. E, cabe aos pais fornecerem as informações necessárias à equipe de nutrição.  

"Nós entramos em contato e preenchemos um questionário com os pais para identificar o perfil das crianças. A partir daí, elaboramos o cardápio adaptado às crianças com as necessidades especiais.

A nutricionista Jéssika Patatas ressalta que, a equipe de nutrição escolar, explora também a criatividade, semppre atendendo critérios nutricionais, para melhor satisfazer as crianças autistas na merenda escolar. 

"Temos dois gastronômos na alimentação que fornecem preparação para toda a rede. No caso do autismo, com a seletividade alimentar, não fornecemos alimentos ultraprocessados. Já foi feito um pigmento de beterraba para fazer o que seria o leite com morango. Mas, aí seria o leite com o pigmento da beterraba porque fica cor de rosa. E, aí, se a criança tem alguma seletividade alimentar para aceitar só alimentos mais rosados, já foi feita essa preparação", explica

Primeira infância

Existe também um atendimento diferenciado para os bebês com alergias e intolerâncias que ficam nos berçários das unidades municipais. Para esse público, são disponibilizadas fórmulas infantis que possuem elevado preço de mercado, sendo encontrados produtos de até R$ 400,00 por lata. Exemplos desses produtos são os leites: Neocate, Pregomin Pepti, Infatrini, IsoSource Jr., Trophic Basic, entre outros, explica a coordenadora da Alimentação, Dryeli Sthefani da Silva.

Aos pais e responsáveis que desejam alimentação especial, o procedimento é o seguinte: no ato da matrícula na unidade escolar, cabe aos pais ou responsáveis apresentarem um laudo médico que descreva se a criança possui alergias, intolerâncias alimentares, restrições ou seletividade alimentar. A gestão da unidade escolar deve encaminhar esse laudo para a Coordenadoria de Nutrição Escolar.

Em seguida, a equipe de nutricionistas da Prefeitura de Cuiabá entra em contato com os responsáveis para sanar possíveis dúvidas. A partir daí, é feito um cardápio especial individualizado e, posteriormente, a equipe de nutricionistas encaminha o cardápio para a unidade escolar junto com os produtos.

O fornecimento dos alimentos às crianças matriculadas nas unidades de ensino da Prefeitura de Cuiabá segue parâmetros fixados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a partir da Resolução 6/2020. No documento, são fixadas as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Importante recado

Qualquer demanda dos pais com a alimentação nas escolas pode ser encaminhada à direção escolar e também à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação pelos seguintes números de celulares: (65) 3614-4304, (65) 9304-3408 ou pelo 0800-647-0131, segundo a Prefeitura de Cuiabá.

Também é possível entrar em contato pelo e-mail: cne.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br e pelos números de aparelhos celulares: (65) 9 9231-1701 e (65) 9 9241-0489.

#PraCegoVer

A foto ilustra um prato preenchido com arroz, feijão e frango com molho em um ambiente de cozinha escolar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários