Com a participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, mobilizando a maioria das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o governo de Rondônia realizou, no período de 4 a 21 de agosto, a aplicação dos simulados da Plataforma Diálogos em escolas da rede estadual de Rondônia. O objetivo é avaliar a aprendizagem dos estudantes, identificar habilidades que precisam ser fortalecidas e implementar ações voltadas à melhoria dos resultados educacionais em todo o estado.
A iniciativa foi conduzida em formato de força-tarefa pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com destaque para a atuação da Superintendência Regional de Educação de Cacoal, por meio da Gerência de Educação Básica que organizou o acompanhamento direto nas escolas jurisdicionadas ao município.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a estratégia aproxima a gestão pública das salas de aula. “Essa é mais uma forma de dar suporte aos professores e garantir que os estudantes estejam cada vez mais preparados para os desafios da vida acadêmica e profissional”, ressaltou.
A secretária de estado da educação, Ana Pacini, reforçou a importância do acompanhamento pedagógico. “O trabalho desenvolvido em Cacoal mostra o comprometimento da rede em buscar resultados efetivos. Com apoio das equipes gestoras e docentes, conseguimos mapear as necessidades e direcionar políticas mais assertivas para o fortalecimento do ensino”, frisou.
DIAGNÓSTICO
A Plataforma Diálogos tem se consolidado como ferramenta estratégica da Seduc em Rondônia, permitindo o diagnóstico das competências dos estudantes e subsidiando a elaboração de ações pedagógicas mais eficazes. Os simulados possibilitam identificar pontos de melhoria, apoiar o processo de ensino e alinhar o planejamento escolar às demandas reais de aprendizagem.
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Celia Klein
Secom - Governo de Rondônia