Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Mais da metade dos cidadãos confia nas forças policiais, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, em parceria com a Bloomberg, divulgada na ultima semana revela que mais da metade da população brasile...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
22/08/2025 às 13h55
Mais da metade dos cidadãos confia nas forças policiais, aponta pesquisa
Foto: Reprodução/Secom Acre

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, em parceria com a Bloomberg, divulgada na ultima semana revela que mais da metade da população brasileira confia nas polícias. Atualmente, a instituição que conta com o maior índice de confiança é a Polícia Civil, com cerca de 60%. A Polícia Militar também apresenta um bom desempenho sendo confiável para 56% da população.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Cerca de 60% da população brasileira confia na Polícia Civil. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Cerca de 60% da população brasileira confia na Polícia Civil. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

No Acre, o cenário também pode ser considerado positivo para os cidadãos. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mantém atuação em todas as regionais e, constantemente, apresenta reduções em diversos indicadores de criminalidade. Dessa forma, os acreanos são os principais beneficiados e passam a nutrir confiança pelos agentes públicos.

Segundo o titular da Sejusp, José Américo Gaia, o resultado é reflexo do trabalho realizado com comprometimento e seriedade pelos profissionais, que buscam constante capacitação e fazem uso pleno dos recursos disponibilizados pelo governo.

“Os índices de confiança da população na Polícia Civil e Militar refletem o compromisso contínuo do governo do Acre em garantir a segurança e a tranquilidade dos cidadãos. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado entre nossas forças de segurança, que conta com investimentos constantes em equipamentos modernos e tecnologias de ponta, além de programas de capacitação e treinamento permanente para os nossos agentes”, afirma o gestor.

Continua após a publicidade
Anúncio
“Os índices refletem o compromisso contínuo do governo”, disse o secretário. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
“Os índices refletem o compromisso contínuo do governo”, disse o secretário. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Desde 2023, o Acre tem ganhado destaque no cenário nacional das forças de segurança, com a atuação de seus representantes em cargos de relevância nos comitês da Polícia Civil brasileira. O corregedor-geral da Polícia Civil do Acre (PCAC), Thiago Fernandes Duarte, assumiu a presidência do Comitê dos Corregedores-Gerais das Polícias Civis, função de grande importância para o controle interno das corporações em todo o país.

Já o diretor de Inteligência da PCAC, Nilton César Boscaro, foi escolhido como um dos vice-presidentes do Comitê de Inteligência, representando a região Norte nas articulações e estratégias policiais. Além deles, o delegado Alcino Ferreira Junior, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), passou a presidir o Comitê de Homicídios, reforçando o protagonismo do estado no enfrentamento aos crimes contra a vida em âmbito nacional.

De acordo o delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, a corporação tem buscado constantemente o aprimoramento técnico e profissional de seus servidores, participando de capacitações, seminários e encontros em todo o Brasil. Para ele, os números positivos são frutos dessas ações.

“Essa atualização permanente é fundamental para que possamos oferecer uma atuação mais eficiente, moderna e integrada, em consonância com as diretrizes do Ministério da Justiça e de outros órgãos parceiros. Com o apoio do Governo do Estado, temos investido na qualificação de delegados, agentes e escrivães, garantindo que nossas equipes estejam preparadas para enfrentar os desafios da segurança pública e prestar um serviço cada vez mais ágil e eficaz à população acreana”, ressalta José Henrique.

José Henrique Maciel destaca a importância da participação em eventos nacionais para modernização e fortalecimento da segurança pública no estado. Foto: Arquivo/PCAC
José Henrique Maciel destaca a importância da participação em eventos nacionais para modernização e fortalecimento da segurança pública no estado. Foto: Arquivo/PCAC

Redução de crimes

Nos últimos meses, o Acre tem registrado uma redução gradativa no número de crimes em diferentes regiões do estado. Os dados mais recentes apontam para uma queda consistente nos índices de criminalidade, resultado que vem trazendo mais tranquilidade à população e fortalecendo a sensação de segurança entre os acreanos.

Segundo informações do Relatório de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, os casos de feminicídios em Rio Branco registraram uma queda de 50% nos primeiros seis meses de 2025, se comparado ao mesmo período de 2024.

Polícia Militar tem reforçado as ações e garantido a segurança do cidadão acreano. Foto: Cedida
Polícia Militar tem reforçado as ações e garantido a segurança do cidadão acreano. Foto: Cedida

Roubos e furtos de aparelhos celulares estão entre os crimes mais comuns, mas, no território, o cenário tem melhorado a cada mês. Comparando o período de janeiro a junho de 2024 com o mesmo período de 2025, foi identificada uma redução de 18,74% nos roubos. Já os furtos apresentaram uma queda de 3,37% no primeiro semestre.

Esse avanço tem refletido diretamente na confiança da sociedade em relação ao trabalho desenvolvido pelas polícias Civil e Militar do Acre (PMAC). As duas instituições, por meio de operações integradas, intensificação de fiscalização e presença mais efetiva nas ruas, têm conseguido coibir práticas criminosas e dar respostas rápidas às demandas.

Para os agentes, segurança pública vai além do patrulhamento ostensivo. Foto: Joabes Guedes/PMAC
Para os agentes, segurança pública vai além do patrulhamento ostensivo. Foto: Joabes Guedes/PMAC

A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, destaca que a proximidade entre as duas partes sustenta ainda mais o trabalho de anos que já vem sendo realizado pela corporação.

“Os resultados dessa dedicação estão cada vez mais evidentes. Em pesquisa nacional recente, as polícias militares foram avaliadas em 2º lugar no cenário de confiança junto à população. Contudo, em Rio Branco, motivo de grande orgulho para todos nós, uma pesquisa divulgada pelo Jornal A Tribuna apontou a Polícia Militar do Acre em 1º lugar no reconhecimento e credibilidade perante a sociedade”, pontua a coronel.

Marta Renata reforça impacto da aproximação da PMAC com os cidadãos para o aumento da confiança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Marta Renata reforça impacto da aproximação da PMAC com os cidadãos para o aumento da confiança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Um dos fatores determinantes para esse cenário é a atuação da Sejusp em parcerias com as outras instituições de segurança. A pasta tem coordenado ações estratégicas e políticas de segurança que contribuem de forma decisiva para a redução da violência. Entre as iniciativas, destacam-se investimentos em tecnologia e o fortalecimento da inteligência policial.

“Esse resultado não é apenas um número: é o reflexo de um longo trabalho realizado com comprometimento e senso de missão. Para nós, é extremamente recompensador, pois confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir firmes no propósito maior de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade acreana”, observa.

The post Mais da metade dos cidadãos confia nas forças policiais, aponta pesquisa appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários