Oensino profissionalizante segue contemplando estudantes de Rondônia com novas oportunidades de se qualificarem, e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas para novos cursos, até o dia 26 de agosto. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-de-formacao-inicial-14-2025-presencial-etec-porto-velho-local-etec-sede-inscricoes-21-08-2025-a-26-08-2025/ As aulas acontecerão na sede do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Setor Industrial; e nos polos da instituição em Porto Velho: Orlando Freire e Flora Calheiros.
Os alunos receberão certificado mediante a presença e participação em todas as atividades e avaliações. O critério de seleção para ingressar é a ordem de inscrição, sendo que garantem as vagas os primeiros inscritos que cumprirem os requisitos.
São ofertados cursos nas seguintes áreas:
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de mão de obra qualificada contribui no fortalecimento da economia local porque além dos alunos se capacitarem para ocupar vagas de emprego, que surgem no mercado de trabalho, contam com a possibilidade de abrir o próprio negócio. “A política pública da educação profissional tem um papel fundamental na geração de emprego e renda, fortalecendo dessa forma, a economia rondoniense”, evidenciou.
REFERÊNCIA NACIONAL
A expansão do ensino profissionalizante está gerando novas oportunidades para jovens que planejam trilhar uma carreira de sucesso e ainda não descobriram em que área vão atuar. É o caso da estudante Isabelly Pinheiro de Freitas, de 16 anos. A moradora do Bairro Embratel, na Capital, cursa o 1º ano do ensino médio, e quer fazer vários cursos profissionalizantes para buscar novos conhecimentos. “Comecei agora em agosto o Curso de Assistente Administrativo, que termina em outubro. Depois vou fazer cursos em outras áreas, porque quero manter o meu currículo sempre atualizado”, disse.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a formação profissional em Rondônia se tornou uma referência nacional porque o estado democratizou a qualificação da mão de obra. “Hoje, o Idep tem alunos em todos os 52 municípios, seja nos cursos remotos, presenciais ou nas seis escolas móveis, que percorrem o estado, assegurando a construção do saber, nas comunidades por onde passam”, destacou.
CURSOS OFERTADOS
Sede
Orlando Freire
Flora Calheiros
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia