Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A rede estadual de ensino do Amazonas será representada por 327 estudantes na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), edição 2025-2026, que acontecerá no dia 13 de setembro. Os estudantes dividem-se em nove escolas da capital e, agora, concorrem a uma vaga na Escola de Linguística de Outono (ELO), que acontecerá ao longo dos meses de fevereiro, março e abril de 2026, por meio de uma série de etapas virtuais, e culminará em uma etapa presencial de uma semana de duração.
A OBL acontece anualmente e tem como objetivo apresentar as diferentes perspectivas do conhecimento linguístico, a diversidade das línguas e culturas, e a complexidade da comunicação e da cognição, contribuindo para o enriquecimento do ensino da primeira língua, da língua adicional e da diversidade linguística e cultural, fornecendo instrumentos para o uso dos estudos da linguagem como articuladores transdisciplinares.
Na olimpíada os estudantes desenvolvem habilidades de autonomia, investigação cuidadosa, responsabilidade social e o interesse amplo pelas diferentes formas culturais e de conhecimento. A Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, foi responsável, com o auxílio da professora de Língua Portuguesa, Larissa Pollari, pela classificação de 278 alunos para a segunda fase da OBL.
“A Olimpíada em si envolve lógica linguística. Não é que haja uma aula em si, algo pensado para a olimpíada somente, mas o desenvolvimento de habilidades de linguagem, das competências linguísticas, que são naturais do falante e lapidadas em sala de aula são os elementos que habilitam os alunos para um melhor desempenho. Todos os alunos foram inscritos, sem exceção. E, somado a uma participação intensa, tivemos um resultado muito além do esperado”, disse a professora, que também reiterou o trabalho de preparação para a segunda etapa.
Ao todo, o estado do Amazonas classificou 465 estudantes entre alunos de escolas estaduais, municipais, federais e particulares. Somente a EE Maria Amélia do Espírito Santo conseguiu classificar mais da metade dos alunos que representarão o estado na segunda fase da olimpíada. Para a diretora da unidade de ensino, Elisangela Guedes, o resultado veio de muito trabalho com coleta de dados para inscrição, organização e logística para que tudo funcionasse. Para a segunda fase, a escola planeja conscientizar os alunos sobre a importância da OBL por ser uma etapa mais complexa em relação à primeira.
“Quando a equipe pedagógica se reúne, a gente sempre tenta buscar algo que possa construir o conhecimento de uma forma bem dinâmica, interativa e inclusiva, de forma que todos os alunos participem”, destacou a diretora.
Cronograma
A segunda fase acontecerá de forma síncrona e presencial, e consiste na resolução de problemas discursivos. A prova será aplicada no dia 13 de setembro de 2025, e a divulgação das notas individuais serão disponibilizadas na área restrita de cada participante, até o dia 18 de novembro de 2025.
De acordo com o edital da Olimpíada Brasileira de Linguística, 60 alunos de todo o Brasil serão classificados para participação na 13ª Escola de Linguística de Outono (ELO), prevista para os meses de fevereiro, março e abril de 2026. Na ELO, os estudantes classificados participam de uma série de etapas virtuais, com culminância em uma etapa presencial de duração de cerca de uma semana. A partir da ELO 2026, será composta a delegação que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística 2026, que acontecerá na Romênia, no fim de julho de 2026.
Escolas com alunos classificados para a segunda fase da OBL
EE Vicente Telles, com sete alunos classificados;
EE Tenente Coronel Cândido José Mariano, com 12 alunos classificados;
EE Sólon de Lucena, com um aluno classificado;
EETI Senador Petrônio Portella, com 22 alunos classificados;
EE Senador João Bosco, com um aluno classificado;
EE Professor Waldockle Fricke de Lyra, com quatro alunos classificados;
EE Maria Amélia do Espírito Santo, com 278 alunos classificados;
EE Homero de Miranda Leão, com um aluno classificado;
EE Coronel Pedro Câmara, com um aluno classificado.