Parintins esteve representada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada de 18 a 21 de agosto, em Brasília, com a presença do conselheiro municipal de saúde João Bosco de Oliveira dos Santos, eleito delegado nas etapas municipal e estadual, e do professor Dr. Gladson Rosas Hauradou, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM).
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reuniu representantes de todo o país para deliberar sobre diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSST). Ao todo, foram debatidas cerca de 1,1 mil propostas.
João Bosco destacou o protagonismo da delegação amazonense, que obteve êxito na aprovação de 100% das propostas apresentadas pelo estado, e ressaltou o apoio das autoridades municipais que viabilizaram sua presença no evento.
“Foram discutidas cerca de 1.100 propostas e diretrizes voltadas à construção de políticas públicas em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A delegação do Amazonas foi destaque na organização, alegria, divulgação da nossa cultura e defesa das propostas, a qual obteve 100% de êxito com aprovação de todas as diretrizes e propostas do Amazonas. Esse resultado também é fruto do apoio que recebemos do prefeito Mateus Assayag, da vice-prefeita Vanessa Gonçalves e do secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues e da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Rosa Barbosa que não mediram esforços para garantir nossa participação”, destacou o conselheiro.
O representante do Conselho Estadual de Saúde, Gilson Águiar, também ressaltou a importância da mobilização do Amazonas, reforçando que a presença de delegados de municípios como Parintins fortalece a representatividade e o controle social nas decisões nacionais.
Além da participação ativa dos conselheiros, o município contou com o apoio da Prefeitura de Parintins, do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, que viabilizaram a presença da delegação no evento.
A 5ª CNSTT reafirmou o papel da classe trabalhadora no centro das decisões sobre saúde e a importância do SUS como garantidor de dignidade, vida e soberania.
Texto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Fotos: Divulgação
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)