O governo do Acre participa, em Boa Vista (RR), do 2° Encontro Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan Norte). O evento, que teve início na última terça-feira, 19, e segue até quinta-feira, 21, é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O evento conta com representantes acreanos das secretarias de Agricultura (Seagri), Saúde (Sesacre) e Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que fazem parte da Câmara Técnica Estadual Intersertorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre (Caisan-AC), além de membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre (Consea-AC).
Um dos objetivos da iniciativa é a troca de experiências entre gestores da região, exemplos bem sucedidos implementados nos estados, bem como o fortalecimento do Sisan e a ampliação das ações de combate à fome, no âmbito do Plano Brasil Sem Fome.
“O encontro tem promovido o diálogo intersetorial e a articulação de ações para garantir a segurança alimentar e nutricional na região, que, apesar da riqueza natural, ainda concentra alta vulnerabilidade e insegurança alimentar”, afirmou Edivan Azevedo, secretário adjunto de Agricultura e presidente da Caisan-AC.
Deltirene Cardoso, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, destacou a participação de profissionais da área da saúde durante os debates.
“A implementação de ações de segurança alimentar e nutricional podem permitir acesso a alimentos adequados para todas as fases da vida, impactando no bem-estar, na saúde física e mental, além de enfrentar os agravos nutricionais, como a desnutrição e doenças crônicas não transmissíveis”, disse.
A chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilcy Vilaço, falou sobre os desafios logísticos enfrentados pelos estados do Norte do país, que estão sendo agravados pelas mudanças climáticas.
“Entre esses desafios, destacam-se a escassez de alimentos em determinados períodos, a falta de água em algumas regiões ou, em contrapartida, o excesso em outras. Situações vivenciadas também no Acre e que exigem articulação entre os governos federal, estadual e municipal para a definição de metas e planos capazes de fortalecer a segurança alimentar e nutricional, respeitando as especificidades de cada estado e município da Região Norte”, pontuou.
De acordo com Ronaldo Teles, presidente do Consea-AC, a presença do Acre no encontro representa uma oportunidade estratégica de fortalecer as políticas públicas voltadas à soberania e segurança alimentar. “É um espaço de construção coletiva, no qual reafirmamos o papel do nosso conselho como articulador entre governo e sociedade civil”, explicou.
The post Acre participa de encontro regional sobre segurança alimentar appeared first on Noticias do Acre .