Na manhã desta quinta-feira (21), a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, realizou mais uma visita técnica às unidades de saúde da capital. Acompanhada pelas equipes técnicas responsáveis por cada unidade, além das adjuntas de Atenção Especializada, Najla Brito, de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Susana Gutiérrez, e de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, a secretária destacou os avanços das obras em andamento e a importância dos investimentos para fortalecer a rede municipal.
Segundo Carmona, três unidades em reforma foram visitadas: a Policlínica do Verdão, que será transformada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III); o futuro Centro Médico Infantil (CMI), instalado no prédio do antigo Pronto-Socorro; e a Unidade Básica de Saúde do Pedregal 1 e 2.
“Hoje nós acompanhamos unidades que estão em reforma. Uma delas é a Policlínica do Verdão, onde será uma unidade de atendimento relacionada à saúde mental, que é o CAPS III. A obra já está em fase avançada e estamos trabalhando intensamente para entregar ainda em 2025, fortalecendo a rede de atenção psicossocial, que é uma necessidade muito grande do município”, afirmou.
De acordo com a secretária, a nova unidade será equipada para funcionar 24 horas, com estrutura adequada para internações de pacientes em sofrimento mental. “Vai ser um ganho muito grande para o município de Cuiabá e o fortalecimento dessa rede”, destacou.
Na sequência, a comitiva visitou as obras do Centro Médico Infantil, que também devem ser concluídas em 2025. “As obras estão bem aceleradas e vão resultar em uma unidade de referência para a população infantil de Cuiabá, tanto em urgência e emergência quanto em atendimentos eletivos. Serão 30 leitos de internação, incluindo salas vermelha, amarela e verde, além de consultórios e espaços para nebulização e medicação”, explicou Carmona.
A terceira unidade visitada foi a de Saúde do Pedregal 1 e 2, que atende a uma população estimada em mais de 12 mil pessoas. “Nós visitamos agora a UBS do Pedregal 1 e 2, uma obra que iniciou no final de 2023 e foi paralisada em 2024, sendo retomada agora na gestão do prefeito Abilio. Essa unidade terá condições de atuar com três equipes de saúde da família para atender toda a região em horário estendido. Estamos na etapa de finalização da reforma, que também cumpre uma ação civil pública, e em breve será entregue à população”, ressaltou.
Para a secretária, as três entregas representam avanços fundamentais na qualidade da assistência à população. “Estamos acompanhando de perto cada obra para garantir que sejam concluídas dentro do prazo e que a população tenha acesso a serviços de saúde mais céleres e resolutivos”, concluiu.
#PraCegoVer
Na imagem, aparece a secretária de Saúde de Cuiabá ao lado de outros dois servidores. Eles estão em meio a um canteiro de obras e observam o local.