Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Rota Quadrante Rondon e Inovação são debatidos na 6ª Conferência Estadual das Cidades

Os potenciais econômicos do Acre, sua localização privilegiada e os desafios para concretizar a integração bioceânica (Atlântico-Pacífico) pela Rot...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
21/08/2025 às 17h12
Rota Quadrante Rondon e Inovação são debatidos na 6ª Conferência Estadual das Cidades
Foto: Reprodução/Secom Acre

Os potenciais econômicos do Acre, sua localização privilegiada e os desafios para concretizar a integração bioceânica (Atlântico-Pacífico) pela Rota Quadrante Rondon, além da Inovação nos centros urbanos, foram os temas debatidos no início da 6ª Conferência Estadual das Cidades na quarta-feira, 20. O evento discute problemas e soluções para os municípios até esta quinta, 21 .

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), com apoio do Ministério das Cidades reúne movimentos sociais, representantes dos 22 municípios acreanos e gestores públicos para se desdobrarem sobre os encaminhamentos das fases municipais, materializar propostas e eleger 33 delegados para a Conferência Nacional em Brasília.

A etapa estadual tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita ministrou a palestra “Quadrante Rondon e a Conexão com as Cidades”, focada no desenvolvimento socioeconômico.

“Falar da Quadrante Rondon é se atentar ao futuro do Acre, pois nossa posição estratégica nos coloca no centro da integração Atlântico–Pacífico. Essa rota vai além do comércio: é geração de oportunidades, infraestrutura e empregos. Só com inovação urbana, cidades inteligentes e sustentáveis transformaremos o potencial em desenvolvimento real e justo”, declarou o secretário.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já Pedro Freire, presidente do Instituto Mercosul Amazônia (IMA), palestrou sobre “Ecossistema de Inovação nas Cidades”, que tratou sobre como atividades econômicas tradicionais podem ser potencializadas com ideias novas e simples. “Aqui está a população dos municípios que podem ter suas vidas transformadas a partir da inovação, o que muda também a realidade das cidades.”

Presidente do IMA, Pedro Freire, explicou a Inovação como alternativa para as cidades acreanas. Foto: Luan Cesar/Seict
Presidente do IMA, Pedro Freire, explicou a Inovação como alternativa para as cidades acreanas. Foto: Luan Cesar/Seict

A exposição Cidades Inteligentes, realizada pelo especialista Alessandro Macedo, explanou sobre avanços que podem otimizar e facilitar a vida da população nos municípios acreanos. O secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago, destacou que os temas serão essenciais ao evento. “Uma contribuição essencial para construirmos melhorias para a população”, finalizou.

Além das palestras, a conferência também terá plenárias para discutir temáticas como moradia digna, cidadania, saneamento básico, mobilidade e sustentabilidade. A partir disso, propostas serão elaboradas, votadas e levadas à etapa nacional, que será realizada em outubro, para dar a contribuição do Acre na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

The post Rota Quadrante Rondon e Inovação são debatidos na 6ª Conferência Estadual das Cidades appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários