Os potenciais econômicos do Acre, sua localização privilegiada e os desafios para concretizar a integração bioceânica (Atlântico-Pacífico) pela Rota Quadrante Rondon, além da Inovação nos centros urbanos, foram os temas debatidos no início da 6ª Conferência Estadual das Cidades na quarta-feira, 20. O evento discute problemas e soluções para os municípios até esta quinta, 21 .
A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), com apoio do Ministério das Cidades reúne movimentos sociais, representantes dos 22 municípios acreanos e gestores públicos para se desdobrarem sobre os encaminhamentos das fases municipais, materializar propostas e eleger 33 delegados para a Conferência Nacional em Brasília.
A etapa estadual tem como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita ministrou a palestra “Quadrante Rondon e a Conexão com as Cidades”, focada no desenvolvimento socioeconômico.
“Falar da Quadrante Rondon é se atentar ao futuro do Acre, pois nossa posição estratégica nos coloca no centro da integração Atlântico–Pacífico. Essa rota vai além do comércio: é geração de oportunidades, infraestrutura e empregos. Só com inovação urbana, cidades inteligentes e sustentáveis transformaremos o potencial em desenvolvimento real e justo”, declarou o secretário.
Já Pedro Freire, presidente do Instituto Mercosul Amazônia (IMA), palestrou sobre “Ecossistema de Inovação nas Cidades”, que tratou sobre como atividades econômicas tradicionais podem ser potencializadas com ideias novas e simples. “Aqui está a população dos municípios que podem ter suas vidas transformadas a partir da inovação, o que muda também a realidade das cidades.”
A exposição Cidades Inteligentes, realizada pelo especialista Alessandro Macedo, explanou sobre avanços que podem otimizar e facilitar a vida da população nos municípios acreanos. O secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago, destacou que os temas serão essenciais ao evento. “Uma contribuição essencial para construirmos melhorias para a população”, finalizou.
Além das palestras, a conferência também terá plenárias para discutir temáticas como moradia digna, cidadania, saneamento básico, mobilidade e sustentabilidade. A partir disso, propostas serão elaboradas, votadas e levadas à etapa nacional, que será realizada em outubro, para dar a contribuição do Acre na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
The post Rota Quadrante Rondon e Inovação são debatidos na 6ª Conferência Estadual das Cidades appeared first on Noticias do Acre .