ODia Especial da Mulher do Agro, promovido pelo governo de Rondônia, foi comemorado no dia 14 de agosto, em São Miguel do Guaporé. O evento, de iniciativa da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) foi realizado na quadra municipal do distrito de Santana do Guaporé, e evidenciou a força e a dedicação da mulher na agricultura familiar, destacando a valorização, aceitação e confiança em sua própria capacidade, apresentando também à comunidade as políticas públicas voltadas para o campo.
Com o apoio de parceiros, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e uma cooperativa de crédito rural, foram abordados temas relacionados a direitos previdenciários, empreendedorismo rural e o programa Mesa Posta, que valoriza a união familiar e a organização da casa no campo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, valorizar a mulher no agro é reconhecer o papel central que elas desempenham no desenvolvimento das comunidades rurais e fortalecer cada vez mais as famílias no campo.
Segundo a gerente regional da Emater-RO, Neide Dantas, a iniciativa reforça a importância da mulher no agro, incentivando seu protagonismo, a união familiar e o desenvolvimento da comunidade rural. “Buscamos envolver a comunidade e melhorar a autoestima da mulher, mostrando o quanto ela é essencial. O programa Mesa Posta, por exemplo, resgata a valorização da família em um ambiente bonito e acolhedor, fortalecendo os laços familiares”, explicou.
A gerente regional da Emater-RO ressaltou ainda que, a parceria com o INSS tem levado aos produtores familiares facilidades, como serviços de aposentadoria e outros benefícios, garantindo direitos não apenas para as mulheres, mas para toda a comunidade rural, fortalecendo a presença e a importância dos serviços de extensão rural.
Com ações como essa, a gestão estadual reforça seu compromisso com o protagonismo feminino no agro, reconhecendo conquistas, promovendo oportunidades de capacitação e acesso a direitos, além de estimular as mulheres do campo a se tornarem referências em suas comunidades.
Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Neide Dantas e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia