Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Dia Especial da Mulher do Agro em São Miguel do Guaporé destaca valorização feminina no campo

ODia Especial da Mulher do Agro, promovido pelo governo de Rondônia, foi comemorado no dia 14 de agosto, em São Miguel do Guaporé. O evento, de ini...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
20/08/2025 às 11h50
Dia Especial da Mulher do Agro em São Miguel do Guaporé destaca valorização feminina no campo
Evento evidenciou a força e a dedicação da mulher na agricultura familiar, apresentando também à comunidade as políticas públicas voltadas para o campo

ODia Especial da Mulher do Agro, promovido pelo governo de Rondônia, foi comemorado no dia 14 de agosto, em São Miguel do Guaporé. O evento, de iniciativa da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) foi realizado na quadra municipal do distrito de Santana do Guaporé, e evidenciou a força e a dedicação da mulher na agricultura familiar, destacando a valorização, aceitação e confiança em sua própria capacidade, apresentando também à comunidade as políticas públicas voltadas para o campo.

Com o apoio de parceiros, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e uma cooperativa de crédito rural, foram abordados temas relacionados a direitos previdenciários, empreendedorismo rural e o programa Mesa Posta, que valoriza a união familiar e a organização da casa no campo.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, valorizar a mulher no agro é reconhecer o papel central que elas desempenham no desenvolvimento das comunidades rurais e fortalecer cada vez mais as famílias no campo.

Foram abordados temas relacionados a direitos previdenciários e empreendedorismo rural
Foram abordados temas relacionados a direitos previdenciários e empreendedorismo rural

Segundo a gerente regional da Emater-RO, Neide Dantas, a iniciativa reforça a importância da mulher no agro, incentivando seu protagonismo, a união familiar e o desenvolvimento da comunidade rural. “Buscamos envolver a comunidade e melhorar a autoestima da mulher, mostrando o quanto ela é essencial. O programa Mesa Posta, por exemplo, resgata a valorização da família em um ambiente bonito e acolhedor, fortalecendo os laços familiares”, explicou.

A gerente regional da Emater-RO ressaltou ainda que, a parceria com o INSS tem levado aos produtores familiares facilidades, como serviços de aposentadoria e outros benefícios, garantindo direitos não apenas para as mulheres, mas para toda a comunidade rural, fortalecendo a presença e a importância dos serviços de extensão rural.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com ações como essa, a gestão estadual reforça seu compromisso com o protagonismo feminino no agro, reconhecendo conquistas, promovendo oportunidades de capacitação e acesso a direitos, além de estimular as mulheres do campo a se tornarem referências em suas comunidades.

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Neide Dantas e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários