FOTO: Divulgação/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM), participa, até quinta-feira (21/08), da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), em Brasília.
A Conferência, iniciada na segunda-feira (18/08), foi convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem 2,4 mil participantes convidados, incluindo representantes de povos indígenas, prestadores de serviços e usuários do Serviço Único de Saúde (SUS).
O objetivo da iniciativa nacional é elaborar propostas referentes à saúde pública e consolidar políticas públicas que assegurem condições dignas e seguras de trabalho em todo o país.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca o papel da Fundação, ao participar da conferência, em reforçar o compromisso com a saúde pública e a vigilância voltada à saúde do trabalhador. “A conferência é fundamental para que as instituições contribuam com propostas que visam a saúde do trabalhador, como um direito humano, fortalecendo as políticas públicas no Amazonas e em todo o país”, afirma.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
A coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da FVS-RCP, Cinthia Santos, enfatiza a importância da conferência. “Esse é o momento em que podemos avaliar as iniciativas de cada estado, além de elaborar propostas que contribuam para o fortalecimento da saúde do trabalhador e da trabalhadora como um todo”, ressalta.
Também pela FVS-RCP, participa do evento a fonoaudióloga do Cerest-AM e delegada eleita da Conferência Estadual da Amazônia, Socorro Soares. “Estar aqui significa contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde do trabalhador e da trabalhadora, de forma que esta política seja respeitada e executada como direito humano”, destaca.
Conferência
A convocação para a 5ª CNSTT foi aprovada pelo plenário do CNS durante a 348ª Reunião Ordinária, realizada em novembro de 2023. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª CNSTT atua com três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.