Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Secretário e Promotor avaliam de perto a Telemedicina e a nova Maternidade de Sorriso

Em uma agenda conjunta focada no fortalecimento da saúde pública, o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, e o promotor de Justiça, Dr. Márc...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
19/08/2025 às 10h34
Secretário e Promotor avaliam de perto a Telemedicina e a nova Maternidade de Sorriso
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Em uma agenda conjunta focada no fortalecimento da saúde pública, o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, e o promotor de Justiça, Dr. Márcio Florestan, realizaram uma visita técnica instalações à estrutura do Telessaúde e Telemedicina do Município e ao Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe. O objetivo foi conhecer de perto a infraestrutura e os fluxos de atendimento que prometem ampliar e modernizar o acesso aos serviços de saúde para a população.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A primeira parada foi na central de Telessaúde, onde a tecnologia se torna a principal ferramenta de cuidado. A modalidade, que ganhou força em todo o Brasil, permite a realização de consultas e diagnósticos à distância, otimizando o tempo de médicos e pacientes e facilitando o acesso ao atendimento médico. Foram apresentados os sistemas utilizados, os protocolos de segurança de dados e os resultados iniciais do programa no Município.

Jordani explicou como as consultas virtuais estão sendo integradas à rotina do SUS, encurtando distâncias entre paciente e médico sem a necessidade de longos deslocamentos. "A telemedicina é uma ferramenta estratégica que complementa o atendimento presencial. Ela nos permite usar de forma inteligente, quebrar barreiras geográficas e levar assistência em saúde a quem mais precisa, de forma ágil e eficiente. Estamos investindo em tecnologia para fortalecer o SUS na palma da mão do cidadão".

Atento a cada detalhe, o promotor Márcio Florestan elogiou a iniciativa de modernização, destacando sua importância para a resolução de casos de menor complexidade e para o acompanhamento de pacientes crônicos. Para ele, a modernização é bem-vinda. "É uma iniciativa louvável, com potencial para diminuir filas e otimizar o trabalho médico. A tecnologia, quando usada para facilitar a vida das pessoas, é uma aliada poderosa. Agora, vamos acompanhar os resultados e ver como isso se reflete no dia a dia da saúde pública”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na sequência, as autoridades visitaram o recém-inaugurado Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe. A unidade, que iniciou suas atividades recentemente, é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Sorriso e o Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde do Estado do Mato Grosso (IGHASMAT). Durante a visita, a comitiva percorreu as alas de internação, centros de parto e áreas de acolhimento, verificando a qualidade dos equipamentos e o modelo de atendimento humanizado que está sendo implementado.

 O Secretário Vanio destacou o impacto da nova unidade para a rede municipal. “Esta estrutura foi pensada para acolher as famílias em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Ver o hospital em pleno funcionamento, com uma equipe qualificada e motivada, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para desafogar outras unidades e oferecer um serviço de excelência", afirmou Jordani.

Ao final da visita, Florestan destacou que a estrutura física é a grande aposta para atender a uma demanda histórica do Município.

“É um avanço inegável. Agora, nosso papel, como Ministério Público, é fiscalizar a continuidade e a qualidade do serviço prestado. Estaremos atentos aos fluxos, ao cumprimento do convênio e, o mais importante, a experiência das pacientes. A qualidade no atendimento de maternidade é um direito fundamental", pontuou Florestan.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Decom Saúde

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários