O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) é o autor do Requerimento nº 199/2025, que solicita a realização de uma audiência pública até o mês de setembro para discutir a implantação de um novo Hospital Regional na cidade. A proposta surge diante da precariedade da unidade atual, que é a principal referência em saúde para 16 municípios do norte do Estado.
A justificativa do parlamentar apresenta dados impactantes. A região do Vale do Teles Pires, que depende do hospital, possui uma população estimada em 794.433 mil habitantes. De acordo com o requerimento, a estrutura existente já não atende as necessidades e a crescente demanda dos usuários.
Um dos pontos mais críticos destacados é a carência de serviços especializados. A situação é agravada pelo perfil socioeconômico da população atendida. "Os pacientes são em sua maioria, provenientes de famílias carentes, em situação de vulnerabilidade social e não dispõem de recursos financeiros para se locomoverem e acompanharem o familiar doente", argumenta Wanderley Paulo.
O vereador aponta que há esforços em curso para viabilizar a nova unidade. Ele cita que o senador Jayme Campos e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto estão articulando junto à Bancada Federal a destinação de R$ 50 milhões em emendas parlamentares para o início das obras do novo hospital.
A proposta prevê que o novo Hospital Regional proporcionaria "atendimento mais humanizado e de excelência em saúde aos pacientes do SUS, com foco na vida e no acolhimento com qualidade".
O requerimento também sugere um destino para a estrutura atual, que seria repassada ao município. A ideia é que o prédio existente se transforme no hospital municipal de Sorriso, abrigando serviços como maternidade e alas específicas para a mulher, infantil e idosos.