A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) deu início ao Curso de Perícia de Incêndio em Edificações. Voltado para policiais civis e peritos do Estado, a solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira, 18, em Rio Branco, marcando o início de uma capacitação inédita na área técnico-científica no âmbito da Segurança Pública acreana.
Com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o curso é realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional da Polícia Federal de Minas Gerais (SR/PF/MG), que disponibilizou um perito criminal federal como instrutor.
Durante a abertura, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo de Souza Gaia, destacou o pioneirismo da ação dizendo que é a primeira vez que será realizado um curso com esse nível de especialização dentro da Sejusp. “Estamos avançando na valorização e no preparo técnico dos nossos peritos, contribuindo diretamente para a qualificação das investigações e do sistema de justiça criminal no Estado do Acre”, disse.
A Perícia de Incêndio é um ramo da perícia oficial criminal, que é muito específica, necessitando de capacitação. Serão 23 peritos criminais que irão participar da especialização, que durará a semana inteira com treinamento teórico e prático, e será ministrada pelo perito criminal federal, de Minas Gerais, Carlos Trindade.
O diretor adjunto da Polícia Civil, Cleyton Videira, afirma que o Estado já possui uma equipe de peritos bem qualificados, mas a busca pela qualidade deve ser contínua. “Atualmente, o nosso corpo de peritos já é bem qualificado, bem robusto. No entanto, a busca pela qualidade tem que ser contínua. Esse curso que se inicia com o apoio da Polícia Federal, os peritos criminais irão se qualificar para a realização de análise de locais de incêndio, ou seja, buscando determinar, de uma forma mais precisa possível, como ocorreu o evento, qual a sua causa de start, de início, e determinar danos e prejuízos que possam ter sido causados ao bem ambiente e à nossa comunidade também”, concluiu.
A capacitação em perícias e incêndios em edificações representa um marco importante para o fortalecimento da segurança pública no Acre. O curso oferece aos profissionais da perícia oficial a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos e aprimorar a elaboração de laudos e exames periciais, contribuindo diretamente para a eficiência das investigações e para a resolução de casos no estado.
O policial civil, Diego Timóteo, que está participando da capacitação, compartilha que esse é um avanço. ”A Sejusp está possibilitando para nós, profissionais da área de perícia oficial, um aprimoramento pioneiro e isso também trará para todo o sistema de segurança algo que nunca houve no estado do Acre”, completou.
O curso de capacitação em perícia de incêndios e edificações aborda desde fundamentos teóricos, como química e física aplicadas ao fogo, até práticas de campo, com a simulação de ambientes incendiados. Com duração de 40 horas, o objetivo é preparar os profissionais para compreender a dinâmica dos incêndios, identificar vestígios, analisar danos, determinar causas e, quando necessário, apontar possíveis responsáveis, já que muitos casos de incêndio estão relacionados a crimes como feminicídio, ocultação de provas ou fraudes contra o seguro.
“Nosso trabalho é um trabalho bem complexo, vai verificar todas as facetas de um local de crime, e dentro da perícia criminal a gente tem que entender que o incêndio é um local de crime. Então, é uma perícia extremamente completa e complexa, porque pode envolver um conjunto maior de outros crimes”, destacou o perito criminal federal Dr. Carlos Trindade.
The post Servidores da Segurança iniciam curso inédito de Perícia para peritos criminais appeared first on Noticias do Acre .