O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em única votação o Projeto de Lei 143/25 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sorriso o Agosto Verde Claro – Mês de Conscientização e Prevenção sobre o câncer no sistema linfático.
De autoria dos vereadores Brendo Braga (Republicanos), Rodrigo Matterazzi (Republicanos) e Toco Baggio (PSDB), a iniciativa visa orientar e conscientizar a sociedade acerca dos sintomas, diagnóstico e tratamento do linfoma.
Conforme o texto aprovado, as ações deverão ser realizadas no mês de agosto, mês que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como mês de sensibilização e combate à doença. Esse tipo de câncer que pode ocorrer em todas as faixas etárias, mas predomina em pessoas acima de 50 anos.
A proposta – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada para sanção executiva.
Linfoma – Trata-se de um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático, uma parte crucial do nosso sistema imunológico. Embora seja um dos tipos de câncer mais comuns, a falta de informação ainda é um grande obstáculo para o seu diagnóstico precoce, que é fundamental para o sucesso do tratamento.
Em geral, o linfoma mostra predominantemente o acometimento dos gânglios linfáticos (linfonodos), com aumento de volume dessas estruturas, popularmente denominadas de "ínguas" e que fazem parte do sistema de defesa do organismo. Os pacientes podem apresentar aumento desses linfonodos que ocorrem em diversas partes do corpo, como pescoço, axilas, virilha, dentro do abdome e aumento do baço, além de poder acometer outros órgãos, como ossos, pulmão, fígado e cérebro.
Não há uma forma própria de prevenção ao desenvolvimento de linfomas, tal como ocorre em outras formas de câncer, tendo como exemplo o câncer de pulmão, em que a cessação do tabagismo pode reduzir significativamente os riscos. No linfoma, a melhor forma de atuar é na detecção e diagnóstico precoce, que pode permitir o tratamento ainda em estágios menos avançados da doença, com alguns tipos de linfomas considerados curáveis com as terapias disponíveis.